Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Inovação da F-1 vai muito além de carros

Escuderias criam subsidiárias que aplicam conhecimentos das pistas em diversas áreas, de energia a pasta de dente

Experiência da F-1 ajudou preparação de equipes britânicas de ciclismo, vela e remo para jogos olímpicos

ANGELA MONAGHAN DO "GUARDIAN"

O circo da Fórmula 1 voltou neste fim de semana às pistas para a primeira corrida da nova temporada, mas boa parte do trabalho que será visto nos 19 circuitos do torneio em todo o mundo será executado no Reino Unido, no chamado "vale do automobilismo".

Agora, a inovação que surge de competir para construir um carro vencedor está sendo aplicada a outras atividades. A McLaren criou uma subsidiária chamada McLaren Applied Technologies (MAT), que está usando algumas das lições aprendidas com a F-1 em outros setores.

Ron Dennis, presidente-executivo da McLaren, diz que embora "as corridas devam continuar sendo nosso coração", as demandas do esporte colocam a companhia na vanguarda para inovação mais ampla. "A F-1 desbrava novos territórios e outros setores a seguem", afirma.

A MAT trabalha com companhias de diversos setores, como saúde e energia, e também ajuda outros esportes. "O Reino Unido se saiu melhor do que costuma nos jogos olímpicos recentes e uma pequena parte desse sucesso se deve à F-1", diz Dennis.

Ele menciona o trabalho da McLaren em esportes como o ciclismo, vela, remo e bobsled, com os engenheiros da equipe ajudando na melhora de equipamento e na busca de novas abordagens para o treinamento e o comportamento dos atletas nas provas.

Mas há outros setores beneficiados, sem ser esportes. No centro de tecnologia da McLaren em Woking, alguns dos engenheiros estão pensando em creme dental.

A McLaren aplicou sua experiência na F-1 à linha de produção de creme dental da GlaxoSmithKline. Ao adotar os princípios que embasam as paradas de box da Fórmula 1, onde um segundo pode decidir uma prova, a fábrica elevou sua produção em 6,7 milhões de tubos de creme dental ao ano. E isso em apenas uma linha de produção.

O trabalho da McLaren Applied Technologies permitiu que a GlaxoSmithKline reduzisse o tempo necessário para mudar a marca ou sabor de um creme dental na linha de montagem de 39 para 15 minutos. Esses ganhos de eficiência de mais de 60% permitem que a gigante do setor farmacêutico abasteça o mercado com mais rapidez e a custos menores.

Jim Newton, diretor de desenvolvimento de mercado da MAT, disse que "estamos buscando alterar a maneira de pensar das pessoas com quem trabalhamos, em sua abordagem quanto à melhora. E isso com sorte terá impacto duradouro em termos de produtividade, para a GlaxoSmithKline".

Outras equipes de F-1 também estão se diversificando. A Williams aproveitou seu conhecimento em automobilismo para trabalhar em setores como o transporte de massa, especialmente na busca de tecnologias para o uso mais eficiente de energia.

A escuderia também abriu uma subsidiária para levar inovações a outros setores. No momento, está envolvida com um projeto de geração de energia eólica na Escócia, que vai permitir abastecimento mais regular na região.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página