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Prato mais lucrativo deve ter destaque em menu

DE SÃO PAULO

A elaboração bem planejada do cardápio, além de causar boa impressão, pode levar clientes a escolher produtos que dão mais lucro para o restaurante.

Rodrigo Pontes, 34, criador do site Avalie seu Cardápio, diz que a carta deve ser estruturada de forma a dar destaque a itens que são mais lucrativos para o estabelecimento, em uma tentativa de fazer com que os clientes escolham o produto que dá mais retorno financeiro.

No site, donos de estabelecimentos podem enviar os cardápios que estão usando e, em cerca de três dias, recebem algumas recomendações de como melhorá-los, em itens como ordem de produtos, precificação e design.

A consultoria é gratuita. Pontes usa o serviço como cartão de visita para a empresa Frequento, que oferece planos de fidelidade para restaurantes.

Outra sugestão do empresário é que não se coloque todos os preços de alimentos na mesma coluna. Com isso, o cliente tende a comparar menos os preços e a escolher produtos que realmente quer comer --geralmente os mais caros e elaborados.

A eficácia dessa última dica é relativizada pelo professor de gastronomia Marcelo Traldi, do Senac. Segundo ele, quem se preocupa com preços irá fazer a comparação de qualquer forma.

Entre os itens importantes para um bom cardápio, Traldi destaca a facilidade de leitura: as letras devem ser fáceis de enxergar, com um fundo contrastante. As fotos devem ser bem produzidas, corresponder à realidade e ter boa qualidade de impressão.

O especialista também diz que pode ser interessante, dependendo da marca do restaurante, criar uma identidade diferente para o mostruário, imitando o formato de um jornal, por exemplo.

ERROS

Por outro lado, descuidos e erros podem ficar na memória ou até virar motivo de piada, conta o professor. Um dos maiores perigos, segundo ele, é usar ferramentas de tradução da internet para fazer cardápios em outras línguas.

"Os alunos de gastronomia gostam de fotografar pérolas que encontram em restaurantes, como traduzir contra-filé como against-beef'", conta Traldi.


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