Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo corta verba e IBGE adia pesquisa

DO RIO

O corte de R$ 44 bilhões no Orçamento fez com que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) adiasse para 2016 a pesquisa de Contagem da População, que atualiza o Censo Demográfico e que estava prevista para 2015.

A informação foi antecipada na edição do "Globo" de ontem.

O orçamento previsto para a pesquisa era de R$ 200 milhões, mas, como o órgão ainda não sabe em quanto será reajustado esse valor, decidiu adiar o trabalho.

"Sem esse dinheiro, não dá para manter a pesquisa para 2015", informou, em nota, o órgão.

Essa não é a primeira vez que o IBGE adia ou altera o planejamento de pesquisas. Segundo a assessoria, a Contagem da População de 2005 foi transferida para 2007 pelo mesmo motivo.

Em 2007, também por causa de verbas, moradores de 36 cidades, entre elas Rio e São Paulo, não receberam visita dos pesquisadores. Nessas cidades, a população foi estimada por métodos demográficos.

MUNICÍPIOS

A atualização da população brasileira é essencial para o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que libera recursos federais para as prefeituras brasileiras de acordo com o tamanho da população.

A pesquisa é promovida no intervalo dos Censos Demográficos, feitos a cada dez anos.

O IBGE não informou se outras pesquisas podem ser prejudicadas pelo corte de gastos do governo federal, mas pesquisadores temem novos anúncios de reajuste orçamentário.

Caso haja novo corte de verba, a principal pesquisa afetada, de acordo com a agenda do instituto, seria a POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), usada para aferir as ponderações dos índices de inflação, entre eles o IPCA. O IBGE não comentou essa possibilidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página