Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

'Repórter robô' noticia em 1ª mão terremoto nos EUA

DE SÃO PAULO

Por causa de um robô, o jornal americano "Los Angeles Times" foi o primeiro veículo a noticiar o terremoto de 4,4° de magnitude que atingiu a cidade no dia 17.

Segundo reportagem da revista digital "Slate", embora o texto levasse a assinatura de Ken Schwencke, o material foi elaborado por um algoritmo chamado Quakebot, desenvolvido por Schwencke, programador e jornalista.

Ele disse à publicação que, após acordar por causa do tremor, precisou apenas ler e publicar o texto, que foi ao ar três minutos após o incidente.

Sempre que o Quakebot recebe um alerta do Serviço Geológico dos EUA sobre um terremoto em escala acima de um determinado limite, ele extrai os dados relevantes dos relatórios e insere as informações em um modelo de texto já pré-escrito. O texto é então integrado ao sistema de gerenciamento de conteúdo do "Los Angeles Times", onde fica até ser revisado e publicado por um editor.

O algoritmo gera um texto sucinto e, segundo Schwencke explicou à "Slate", não tem como objetivo escrever uma história completa ou perspicaz. Essa parte cabe aos jornalistas do "Los Angeles Times". Pouco menos de seis horas depois de o texto gerado pelo Quakebot ter sido publicado, no dia 17, o material já havia sido atualizado 71 vezes pela equipe do jornal, de acordo com a revista.

O Quakebot não é o primeiro robô usado na Redação do "Los Angeles Times". A equipe de dados do jornal já desenvolveu um mecanismo similar que compila dados sobre homicídios ocorridos na área de cobertura do veículo.

Schwencke disse à "Slate" que não vê o robô como uma ameaça ao trabalho dos jornalistas, apenas torna-o mais interessante. Embora possa construir um texto básico, o Quakebot não pode avaliar eventuais danos no solo nem entrevistar especialistas ou discernir aspectos subjetivos que permeiam a história.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página