Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

CHOQUE NO BOLSO

Alimento dispara e inflação sobe para 6,15% em 12 meses

Comida, casa, saúde, educação e diversão já subiram mais que o teto da meta do governo (6,5%) no período

Tomate, batata, leite, carnes, feijão, frutas e hortaliças responderam por um terço da alta do IPCA no mês de março

PEDRO SOARES DO RIO GUSTAVO PATU DE BRASÍLIA

Com a disparada dos preços dos alimentos, a inflação do mês passado superou as previsões, que já eram pessimistas, e elevou o risco de estouro do teto fixado pelo governo neste ano eleitoral.

O IPCA, referência para as metas do Banco Central, ficou em 0,92%, maior taxa para março desde 2003, quando a economia ainda se recuperava do terremoto financeiro do ano anterior.

Com isso, o índice mostrou uma variação de 6,15% em 12 meses, muito mais próxima do limite máximo de 6,5% ao ano tolerado pela legislação do que da meta de 4,5% teoricamente perseguida pelo Banco Central.

Os dados mostram que o teto já foi superado com boa folga em produtos e serviços que respondem pela maior parte do orçamento das famílias: comida, casa, saúde, educação e diversão.

Apenas vestuário, comunicações e transportes mantêm a inflação dentro dos limites -neste último caso, graças ao controle de preços pelo governo, como o da gasolina.

Dos itens do IPCA, 71% subiram em março, nível de dispersão maior do que os 69% registrados em fevereiro.

"O risco de a meta estourar existe. Não há espaço para mais nenhum choque de preços", afirma Adriana Molinari, economista da Tendências Consultoria. Boa parte dos analistas revisou para cima a projeção do IPCA.

Pesquisa semanal do BC mostra que a expectativa central do mercado é um índice de 6,35% neste ano. Entre os cinco bancos e consultorias com maior taxa de acerto, a aposta sobe para 6,57%.

MARÇO PIOR

A taxa de março ficou acima do 0,85% esperado, em média, pelos analistas e investidores.

No caso dos alimentos, que responderam por mais da metade da alta do IPCA em março, o aumento de 1,92% (também acima do previsto) foi o maior desde janeiro de 2013 e impulsionou a taxa em 12 meses para 7,14%.

Secas prolongadas em algumas regiões e chuvas em excesso em outras encarecem os preços de alimentos básicos da cesta de consumo das famílias.

Somadas, as fortes altas de tomate, batata, leite, carnes, feijão, frutas e hortaliças representaram um terço da alta do IPCA em março.

A expectativa de analistas é que os alimentos sigam sob pressão neste mês, embora num ritmo um pouco menor. Uma desaceleração mais firme só deve ocorrer em maio.

Além do clima desfavorável, jogam contra a redução dos preços dos alimentos o consumo global aquecido (o que estimula exportações brasileiras e reduz a oferta interna) e o aumento das cotações internacionais de produtos como trigo e soja. Pelos dados do IPCA, pão e outros derivados de trigo já subiram.

O tomate, porém, surge novamente como o grande vilão, com alta de 32,85% em março. Só pesou menos na inflação do que o reajuste de 26,49% das passagens aéreas, que puxaram para cima o grupo transporte (1,38%).

As passagens alavancaram o custo dos serviços, outro importante foco de pressão da inflação neste ano, segundo Priscilla Burity, economista do banco Brasil Plural.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página