Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aposentadorias da Previdência são pagas, em média, por 20 anos

Tendência é de alta no futuro, devido ao aumento da população

FERNANDA BRIGATTI DO "AGORA"

Desde 2003, o tempo de pagamento das aposentadorias por tempo de contribuição dos trabalhadores brasileiros cresceu. Em 2012, esses benefícios pagos pelo INSS chegaram a durar quase 20 anos. A evolução no período foi de 15,82%: de 17 anos de duração, o benefício passou a ser pago por 19,69 anos.

A tendência para os próximos anos é de aumento nesse tempo, devido, principalmente, ao envelhecimento e ao aumento da população, além de mudanças no mercado de trabalho, com mais cidadãos empregados e segurados da Previdência Social.

Segundo a Previdência, um dado demonstra esse envelhecimento: o maior índice de aumento na concessão de benefícios entre 2010 e 2012 foi para quem tinha acima de 85 anos (12,1%). Na faixa dos 65 a 69 anos, o aumento no número de concessões também foi relevante e ficou em 9,4%.

O aumento não chegou somente para a duração e a concessão das aposentadorias por idade e por tempo de contribuição.

Cresceu também o número de benefícios previdenciários, em geral, concedidos no período.

Os dados estão no estudo "O Perfil dos Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social", elaborado por Eduardo Pereira da Silva, coordenador de estatística do Ministério da Previdência Social, e os especialistas em políticas públicas e gestão governamental Filipe Leite Peixoto, Pedro Mader Coutinho e Rogério Nagamine Costanzi.

O resultado também está ligado ao aumento de direitos, como o salário-maternidade e as aposentadorias para donas de casa.

Segundo o estudo, de 2006 a 2012 os benefícios que mais foram concedidos foram as aposentadorias por idade e por tempo de contribuição.

Nesse mesmo período, caíram 11,29% as concessões de benefícios por tempo de contribuição a segurados na faixa dos 50 aos 54 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página