Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mídia

Brasileiro é povo improdutivo e trava o país, afirma 'Economist'

DE SÃO PAULO - A mais recente edição da revista britânica "The Economist" traz uma reportagem crítica ao mercado de trabalho no Brasil e ao nível de produtividade dos trabalhadores.

Com o título "Soneca de 50 anos", a publicação diz que os brasileiros "são gloriosamente improdutivos" e que "eles precisam sair de seu estado de estupor" para ajudar a acelerar a economia.

A reportagem comenta que, "a partir do momento em que você pisa no Brasil, você começa a perder tempo" e sugere que, após um breve período de aumento da pro- dutividade vista entre 1960 e 1970, a produção por trabalhador estacionou ou até mesmo caiu ao longo dos últimos 50 anos.

Segundo o texto da "Economist" -- revista que, em 2009, estampou na capa o Cristo Redentor decolando e, quatro anos depois, o monumento rodopiando--, a produtividade média do trabalhador brasileiro estacionou ou caiu nos últimos 50 anos.

A publicação citou que a produção de cada trabalhador foi responsável por 40% do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, enquanto na China e na índia esse valor foi de 91% e 67%, respectivamente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página