Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

TED faz estreia oficial no país em outubro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM VANCOUVER (CANADÁ)

O TED Global, braço internacional do ciclo de palestras TED (sigla para tecnologia, entretenimento e design), acontecerá pela primeira vez na América Latina, no Rio de Janeiro, entre 5 e 10 de outubro. O tema será "South!", com destaque para questões que abordam regiões mais ao sul do globo.

"Haverá uma representação maior de palestrantes do Brasil e do continente, mas não será um TED Brasil, continuará sendo uma conferência internacional", disse à Folha Bruno Giussani, curador do TED Global.

"Daremos atenção mais forte aos debates sociais, políticos, econômicos e culturais. E um pouco menos a design e tecnologia."

Dos 60 convidados no total, cerca de 10 serão brasileiros. Ele diz já ter confirmado oito nomes nacionais, embora só possa relevar a lista um mês antes do evento.

A conferência acontecerá numa tenda criada pelo cenógrafo Abel Gomes na praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace, com uma ponte ligando o evento ao hotel.

O detalhe da ponte foi repetido com certa frequência durante o TED em Vancouver, provavelmente para tranquilizar seus milionários habitués receosos com a violência do Rio.

"Olhamos para cidades da região e escolhemos o Rio por vários motivos. É um lugar muito atraente, com infraestrutura e coisas interessantes para debater", afirmou Giussani. "Acho que violência e os protestos não serão problema. Estamos acompanhando."

Apenas 1.000 pessoas poderão participar ao vivo das palestras, e metade das vagas já foi preenchida.

Para participar, é preciso se inscrever e, se aceito, pagar US$ 6.000 (R$ 13.800). Boa parte dos vídeos das palestras é colocada online gratuitamente depois de um intervalo de tempo.

"Não haverá uma cota para brasileiros, mas estamos pensando em maneiras para dar acesso à conferência sem estar lá fisicamente", contou.

Na conferência realizada em Vancouver em março deste ano, as palestras foram exibidas ao vivo num telão numa praça.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página