Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Previdência do Brasil é 2ª mais frágil, diz estudo

Aposentadoria precoce é um dos motivos

DO "AGORA"

A Previdência Social será insustentável se não fizer reformas em breve, indica um estudo internacional da seguradora Allianz. Entre as mudanças sugeridas, uma das mais importantes é aumentar a idade mínima para a concessão dos benefícios.

Entre 50 países analisados, o Brasil aparece na segunda posição no ranking dos sistemas previdenciários com o maior risco de quebrar. Isso ocorre por dois principais motivos: os brasileiros se aposentam cedo e o total de contribuintes diminuirá devido ao envelhecimento da população nos próximos 30 anos.

O estudo aponta que os brasileiros se aposentam, em média, com 55 anos. A idade é baixa quando comparada à de países do topo da lista dos melhores sistemas, como a Austrália, onde o benefício costuma ser pago a partir dos 65 anos. Só na Turquia e na Tailândia (a pior do ranking) a média é de 55 anos.

Para mudar esse quadro, o governo precisa impor uma idade mínima para a aposentadoria e isso terá de ser feito em 10 ou 15 anos, afirma o economista Marcelo Caetano, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

"No resto do mundo, dificilmente o trabalhador se aposenta com menos de 60 anos", diz. Mas há outras mudanças necessárias, como o fim do pagamento de pensões por morte sem idade mínima do beneficiário, diz Caetano.

O Ministério da Previdência Social disse que não comentaria a pesquisa.

Veja o ranking de 50 países
folha.com/no1444888


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página