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Mercado

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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Cresce a entrada de laboratórios estrangeiros

O ingresso de laboratórios estrangeiros no mercado farmacêutico nacional mais que dobrou no ano passado, em relação a 2012, segundo o Sindusfarma (sindicato da indústria de medicamentos).

Em 2013, 14 das 29 empresas que se associaram à entidade eram estrangeiras. No ano anterior, por sua vez, somente 6 entre os 14 novos associados eram laboratórios sediados em outros países.

"A atratividade do Brasil para as indústrias farmacêuticas de fora se deve ao desempenho do nosso mercado interno, que cresce mais que em outros países", afirma Nelson Mussolini, presidente do Sindusfarma.

A participação das marcas estrangeiras entre as novas adesões também cresceu.

No ano passado, elas representavam 48% do total de novos associados, enquanto em 2012, essa participação era de cerca de 43%.

Dificuldades regulatórias, que em outros setores poderiam funcionar como entraves para novos investimentos, refletem como um incentivo para que laboratórios estrangeiros venham para o país, diz o executivo.

"A Anvisa tem rigor semelhante ao de órgãos reguladores internacionais. Isso contribui para a vinda das marcas de fora, uma vez que elas já conhecem as regras e podem competir de forma leal com as empresas brasileiras."

A demora para se registrar novos medicamentos, no entanto, é apontada por Mussolini como um dos obstáculos.

"Se o sistema fosse mais ágil, a participação pública nas despesas com saúde fosse maior e a carga tributária menor, atrairíamos ainda mais multinacionais."

Com aporte de R$ 200 mi, grupo terá o primeiro shopping center

O grupo sergipano Nortista, dono de hotéis e de fábricas têxteis e de bebidas, ingressará no setor de shopping centers com a construção de um empreendimento em Aracaju. O projeto receberá um aporte de R$ 200 milhões.

A entrada na nova área foi motivada pela disponibilidade de um terreno que a empresa tem no bairro industrial da capital, onde funcionava uma planta de tecidos.

"Essa fábrica foi desativada e a produção transferida para outras duas unidades do grupo. Um estudo de mercado mostrou a boa viabilidade do imóvel para um shopping", afirma Marcos Franco, sócio da companhia.

"É uma região que cresce bastante, que concentra um grande fluxo de pessoas, pois tem empresas, sedes de serviços públicos e recebeu uma faculdade", diz o empresário.

Será um shopping de grande porte, com três pisos e cerca de 200 lojas em uma área construída de 70 mil m². O local terá como alvo os consumidores das classes B e C.

Parte dos investimentos virá de financiamento. O grupo assinou nesta semana um contrato de R$ 70 milhões com o Banco do Nordeste.

O Nortista não definiu se, após a inauguração, prevista para 2016, a administração do shopping será repassada a uma empresa do setor.

fusão de grifes

As marcas Z Zegna e Zegna Sport vão se unir e se tornar uma grife só, a nova Z Zegna.

A coleção terá a característica experimental de Z Zegna e a tecnologia da Zegna Sport, segundo a empresa italiana.

Desenhada por Murray Scallon e Paul Surridge, a nova coleção será apresentada durante a Pitti Uomo, feira internacional de moda masculina, em Florença (Itália), entre os dias 17 e 20 de junho.

BATATA FRANQUEADA

Após 30 anos de operações com unidades próprias, a Baked Potato, rede de fast-food especializada em batatas assadas, planeja criar um sistema de franquias para expandir os negócios pelo país.

Hoje, o empreendimento conta com 63 pontos no Sul e no Sudeste, além de Brasília.

O modelo de franquias do grupo deverá entrar em fase de teste a partir de 2015, estima Álvaro Carramaschi, diretor-executivo da marca.

"A franquia ainda não foi criada porque esbarramos em questões operacionais."

O entrave foi sanado com a construção de um centro de produção e distribuição de matéria-prima em Barueri, na Grande São Paulo, de acordo com o executivo.

Com um investimento de R$ 5 milhões, a nova unidade tem capacidade para triplicar a produção de molhos e pães e atender os futuros planos de expansão.

700
é o número de funcionários da Baked Potato no país

200 mil
é a quantidade de batatas consumidas por mês na rede

10%
é a expectativa de crescimento do faturamento neste ano

Moda... A marca de roupas masculinas Kingster vai abrir 12 novas lojas até o final deste ano no país. O plano de expansão estima um investimento de R$ 10 milhões.

...pelo Brasil Os novos pontos da marca serão abertos nas cidades de São Paulo, Recife, Aracaju, Uberlândia, Londrina e Goiânia. Hoje, a marca possui cinco unidades.

Plano... Empreendedores poderão se candidatar a fazer projetos em laboratório. O objetivo é facilitar a prototipagem de produtos (etapa que dá forma ao desenho).

...industrial Serão selecionados por Senai e CNI 20 projetos em até R$ 50 mil cada um. De início, poderão ser usados laboratórios em dez Estados por dois meses.

LEILÃO DE ICMS

O governo de São Paulo realizará um novo leilão de créditos de ICMS no dia 3 de junho. Será a terceira venda feita nesse modelo.

Serão oferecidos R$ 10 milhões em créditos, segundo a Desenvolve SP, que organiza o certame. Nas duas disputas anteriores, foram comercializados R$ 50 milhões.

Os benefícios de ICMS são oriundos do setor de avicultura, no qual os produtores têm direito a 5% das suas vendas em créditos.

Os empresários do segmento tomaram empréstimos com a Desenvolve SP e utilizaram os créditos como garantias de pagamento.

Como venceram os prazos e as garantias foram executadas, os créditos vão a leilão.

TETO FRÁGIL

O Brasil aparece apenas na 21ª posição em uma lista de 26 nações incluídas em uma pesquisa, feita pela empresa Ipsos, que avaliou a disposição dos consumidores em comprar um imóvel.

Questionados se o momento atual é o ideal para a aquisição de uma casa, uma nova propriedade de férias ou para investimento, 30% dos brasileiros que foram ouvidos afirmaram que sim.

O ranking é liderado por Rússia (com 65% das respostas positivas), Índia (57%) e Indonésia (55%).

No Brasil, o ânimo para a compra de novos imóveis é mais baixo entre as mulheres e os entrevistados na faixa dos 35 a 49 anos, com 26% e 23%, respectivamente.

O país ficou à frente somente de França (29%), China (22%), Coreia do Sul (21%) e Japão (12%).

Foram consultadas para o levantamento 20.114 pessoas nos 26 países --cerca de mil delas no Brasil.


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