Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ritmo fica atrás do de grandes economias

Crescimento brasileiro de 0,2% é o 21º mais forte entre 29 países que já divulgaram seus resultados do 1º trimestre

Com Japão e China liderando o avanço, Ásia concentra grande parte das economias com avanço mais forte

DE SÃO PAULO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a culpar o cenário internacional pelo fraco desempenho no começo deste ano, mas, na comparação com o cenário externo, o crescimento do PIB brasileiro ficou abaixo da maioria das grandes economias mundiais.

Entre 29 economias que já divulgaram seus resultados (sempre levando em conta a comparação entre o primeiro trimestre deste ano e os últimos três meses de 2014), o avanço brasileiro de 0,2% ficou apenas na 21ª posição, atrás tanto de países ricos como de emergentes.

O desempenho ficou muito abaixo do ritmo asiático, região que concentra grande parte do crescimento mais acelerado: o Japão cresceu 1,5%, a China 1,4%, e Filipinas, Indonésia, Coreia do Sul e Malásia também tiveram avanço na casa de 1% ou perto disso.

Mesmo na América Latina, o avanço brasileiro não acompanha o dos vizinhos --foram poucos países que já divulgaram seus PIBs. A economia chilena cresceu 0,7%, e a mexicana teve avanço de 0,4%.

Em desaceleração, o PIB da Índia cresceu 4,7% ante o primeiro trimestre de 2013 --o do Brasil avançou 1,9% nessa mesma comparação. O PIB da África do Sul teve alta de 1,6%, e o da Rússia, de 0,9%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página