Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rendimento de ações de 7 empresas é isento de IR

Benefício consta de MP e está valendo desde a semana passada

Objetivo é estimular que companhias de menor porte abram seu capital e participem do mercado acionário

FABÍOLA SALANI DE SÃO PAULO

O investidor que quiser aproveitar a isenção de Imposto de Renda para ganhos com a valorização de ações de pequenas e médias empresas, prevista na MP 651, pode comprar papéis de sete companhias listadas na Bolsa.

São elas: Brasilagro, CR2 Empreendimentos Imobiliários, General Shopping Brasil, HRT Participações em Petróleo, Nutriplant, Renar Maçãs e Senior Solution. Delas, somente três tiveram valorização positiva no ano (veja quadro ao lado).

A isenção visa incentivar a entrada de pequenas e médias empresas no mercado de capitais. Para estar enquadrada, a companhia deve faturar até R$ 500 milhões por ano e ter valor de mercado inferior a R$ 700 milhões.

Com a edição da MP, a expectativa da BM&FBovespa é que mais empresas de menor porte abram capital.

"A MP trouxe medidas importantes para incentivar a entrada de mais empresas menores na Bolsa", disse Eduardo Guardia, diretor-executivo de produtos e relações com investidores da BM&FBovespa.

O investidor que comprar ações dessas companhias a partir de agora terá direito à isenção. Além disso, empresas com essas características que abram seu capital também terão o benefício.

Mas o investidor precisa ficar atento: as ações dessas companhias têm baixo volume de negócios e, por isso, há maior dificuldade de comprar ou vender seus papéis.

No pregão de sexta (11), por exemplo, as ações da General Shopping tiveram 13 transações registradas. A Petrobras teve mais de 30 mil negócios feitos com seus papéis.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página