Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Colega tagarela é o que mais atrapalha trabalho, diz pesquisa

DE SÃO PAULO

Colegas tagarelas são o principal motivo de distração e interrupção no trabalho nos escritórios americanos, de acordo com pesquisa.

Pelo levantamento da consultoria de mobilidade de talentos Lee Hecht Harrison, como 848 profissionais nos Estados Unidos, em abril, 45% deles consideram que as conversas frequentes são o principal fator de perturbação no ambiente corporativo.

De acordo com Jim Greenaway, vice-presidente da consultoria, interrupções e distrações se desenvolvem quando um colega tagarela perde a capacidade de discernimento, não compreende os limites e não sabe interpretar a linguagem corporal.

"Profissionais tagarelas em geral não fazem ideia de quão irritantes são para seus colegas. Eles simplesmente perdem a capacidade de reconhecer os sinais", afirma.

"Devemos prestar atenção às dicas do ambiente e às não verbais e estabelecer limites de respeito ao tempo de nossos colegas."

Os sinais a que o vice-presidente executivo se refere incluem olhadelas no relógio e tamborilar os dedos impacientemente. "Lembre-se: Deixe seu público querendo mais, e não buscando uma rota de fuga", diz.

OUTROS MOTIVOS

A seguir, bem abaixo na lista de queixas, estão os e-mails, citados por 18% dos entrevistados. Em terceiro lugar, com 9%, está a reclamação sobre odores.

"Somos criaturas sociais e nosso sucesso no trabalho depende de nossa habilidade em se comunicar", afirmou Greenway, vice-presidente-executivo de marketing e efetividade de vendas da Lee Hecht Harrison.

"Conversas no corredor ou pequenas paradas na mesa do colega para um bate-papo podem render grandes benefícios em termos de colaboração, gerando ideias, criando confiança e aumentando a produtividade."

"Contudo, muita conversa também pode ser um fator de distração, como apontou nossa pesquisa", completou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página