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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Setor de brinquedos cresce menos no primeiro semestre

A concorrência com os produtos chineses somada ao esfriamento das vendas na Copa fizeram a indústria de brinquedos ter um crescimento menor no primeiro semestre deste ano, segundo a Abrinq (associação do setor).

O segmento registrou uma evolução de 6% na comparação com o mesmo período de 2013. De janeiro a junho do ano passado, o aumento havia sido de 8,5%.

O desempenho neste ano foi puxado só pelos quatro primeiros meses. Nos dois seguintes, houve estagnação, diz Synésio Batista da Costa, presidente da associação.

"De janeiro a abril foi sofrível. Depois, em maio e junho, praticamente não houve negócios por causa da Copa."

A grande quantidade de brinquedos importados que permaneceram nos estoques das lojas na virada de 2013 para 2014 atrapalhou as vendas no início deste ano.

"Os lojistas tinham de desovar esse volume, o que impactou [no desempenho do produto nacional]."

Sobre a parada no período da Copa, no entanto, a avaliação é que os negócios foram represados e deverão sair nos próximos meses, ainda de acordo com Costa.

"Não podemos nem reclamar porque isso não ocorreu só conosco, foi geral. Mas a percepção que temos é que o consumidor apenas adiou as suas compras", afirma.

Para atingir a previsão de crescer 12% em 2014, o setor projeta que as vendas para o Dia da Criança aumentem 11% e, para o Natal, de 12% a 15%, em relação ao ano passado.

Legado econômico

A parcela de brasileiros que veem a situação econômica do país como boa subiu 11 pontos percentuais em junho na comparação com o mês anterior e atingiu 31%, segundo pesquisa da Ipsos.

O otimismo em relação à Copa foi o fator que impulsionou a elevação em países da América Latina, de acordo com relatório da empresa.

Na Argentina, houve variação de seis pontos percentuais (para 24%) e, no México, cinco pontos (para 25%).

Entre as 25 nações consultadas, a média foi de 39% pelo terceiro mês consecutivo.

As que tiveram as maiores variações negativas no período foram Rússia (-11), Polônia (-6) e África do Sul (-5).

Com relação aos que acreditam que a economia local se fortalecerá nos próximos seis meses, o Brasil aparece na terceira posição (57%).

Em primeiro lugar está a Índia, com 70%, e o Egito, em segundo, com 67%.

A consultoria entrevistou cerca de 1.000 brasileiros entre 3 e 17 de junho.

Pouca gasolina

O movimento nas locadoras de automóveis das cidades que não receberam jogos da Copa caiu entre 15% e 20% durante o evento.

Nas cidades-sedes, porém, houve expansão de 10%, segundo dados da Abla (associação do setor).

"No fim, o Mundial foi deficitário. Em função dele, o custo de passagens e hotéis subiu", afirma o dono da locadora Rede Brasil e presidente do conselho da Abla, Paulo Nemer.

"Com a alta [de preços], empresas deixaram de realizar eventos no período. Praticamente não houve turismo de negócios nem de lazer."

Apesar do resultado da Copa, o mercado de aluguel de automóveis projeta um avanço para este ano. "Ainda é prematuro estimar essa elevação, mas a tendência é de crescimento", diz.

"Nosso setor está mantendo as vendas das montadoras. O mercado é crescente. As companhias entendem hoje que é melhor pagar pelo uso [do carro] do que pela propriedade", acrescenta.

Segundo o executivo, além de renovarem as frotas, as empresas do setor devem ampliar o número de carros que possuem neste ano.

4,73%
foi a alta do faturamento do setor em 2013

R$ 6,52 bilhões
foi o total faturado

530 mil
é o número de veículos que as empresas de locação do país possuem

Novos... A Karavelle, de cervejas artesanais, vai inaugurar um bar no Rio, o primeiro fora de São Paulo. A unidade entrará em operação em janeiro de 2015. A marca também planeja abrir pontos em Campinas e em Belo Horizonte.

...ares A empresa, que tem dois endereços na capital e uma fábrica de Indaiatuba, lançará uma linha de cervejas sem glúten na semana que vem. A previsão é ampliar a produção total em 50% e atingir 300 mil litros por mês.

Natural O Organomix, supermercado on-line com foco em alimentos naturais que atua no Rio, investiu R$ 5 milhões para entrar no mercado de São Paulo. Até 2016, a operação paulista deve corresponder a 50% do faturamento.

Carne... A Plena Alimentos aportou R$ 15 milhões para lançar duas novas linhas de carne. A maior parte do investimento foi destinada para a construção de mais uma fábrica em Contagem (MG), onde a companhia tem sede.

...tipo exportação A empresa pretende exportar 2.000 toneladas por mês até 2015. Hoje, são 400 toneladas. Com outras plantas em TO e GO, a Plena comercializa também hambúrgueres, almôndegas, pescados e vegetais.

Expo A Agência Nacional Italiana de Turismo (representante da Expo Milão no Brasil) e a CVC assinarão um acordo para a formatação e venda de pacotes de viagens para o evento italiano que acontecerá em outubro do ano que vem.


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