Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Navegação na Tietê-Paraná deve voltar só em novembro

Transporte pela hidrovia, afetada pela seca, foi interrompido em maio; setor estima perda de R$ 200 milhões

JOÃO ALBERTO PEDRINI DE RIBEIRÃO PRETO

A retomada do transporte na hidrovia Tietê-Paraná não deve ocorrer antes de novembro. Com a navegação interrompida desde maio por causa do volume insuficiente de água, o canal está começando a sofrer com erosões.

O setor de transporte prevê que o prejuízo decorrente da situação, inédita, supere R$ 200 milhões.

Segundo o governo do Estado de São Paulo, a situação é mais grave no canal de Pereira Barreto. Sem água, as margens estão cedendo e assoreando o leito do rio, o que, no futuro, exigirá obras e intervenções do Estado para retirar a terra excedente.

O DH (Departamento Hidroviário), ligado à Secretaria de Estado dos Transportes, diz que esse problema pode trazer mais prejuízos para quem oferece o transporte e para quem usa a hidrovia para escoar a produção.

A Tietê-Paraná tem papel crucial no transporte de cargas no Estado. Em 2013 foram escoadas por ela 6,1 milhões de toneladas de milho, soja, óleo, farelo e cana-de-açúcar.

O diretor do DH, Casemiro Tércio Carvalho, diz que o governo paulista pediu à União que libere 4 bilhões de litros de água (1.600 piscinas olímpicas) dos reservatórios de São Simão e de Água Vermelha, onde estão represados 20 bilhões de litros, para que o transporte fosse retomado.

Porém, ANA (Agência Nacional de Águas) e ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) pretendem usar a água para geração de energia.

"Quanto mais tempo demorar para liberar água na hidrovia, mais obras serão necessárias", disse Carvalho.

O presidente do sindicato das empresas que navegam na hidrovia, Luiz Fernando Horta de Siqueira, diz que o episódio deixará quem utiliza o transporte por água receoso de usar o modal.

Nelson Michielin, dono da DNP Indústria e Navegação, responsável por quase um terço da carga transportada pela Tietê-Paraná, afirma que o canal de Pereira Barreto é o único que dá acesso à hidrovia para as embarcações que saem do Centro-Oeste.

"Se ocorrer muita erosão [no canal de Pereira Barreto] as embarcações encalham. Será preciso dar manutenção. Isso vai prejudicar a retomada da navegação", diz.

Em nota, o governo federal informa que a solicitação do DH não pode ser atendida porque poderia comprometer o abastecimento energético do país até o fim deste ano.

"A ANA solicitou ao setor elétrico que apresente alternativas para a situação, mas é preciso ressaltar que não há solução simples para o problema", diz nota da agência.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página