Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@grupolha.com.br / twitter: @folha_mercado

Quais são as vantagens de investir dinheiro em títulos de capitalização?

B.T., Betim (MG)

RESPOSTA DO PROFESSOR DO INSPER RICARDO MOLLO - Os produtos de capitalização são bastante populares e apresentam diferenças relevantes entre os bancos.

Esse tipo de investimento é caracterizado por ser corrigido somente pela TR (Taxa Referencial) e por promover sorteios periódicos de prêmios entre os participantes, geralmente atrelados aos da Loteria Federal.

A maioria dos títulos permite resgate, porém exige-se carência (período mínimo para a retirada da aplicação).

Como os prêmios dos títulos de capitalização costumam ser bastante generosos, para os ganhadores, são investimentos de altíssima rentabilidade.

Para a maioria dos aplicadores que não é sorteada, entretanto, a sua rentabilidade é das mais baixas, perdendo inclusive para a caderneta de poupança, que rende TR mais 6% ao ano.

O argumento principal dos bancos quando oferecem um título de capitalização é o potencial de ganho do prêmio. Porém, como o título pode ser comprado com pagamentos mensais, é também uma forma de o investidor conseguir poupar recursos de forma disciplinada todos os meses.

Alguns bancos têm oferecido títulos de capitalização bem criativos, especialmente opções em que os prêmios oferecidos são doados para caridade.

O investidor tem seu capital atualizado pela TR e se for beneficiado pelo prêmio, este é na mesma hora revertido para ajudar instituições sociais.

Portanto, os investimentos em capitalização são bem menos rentáveis que a poupança, porém o investidor pode conseguir um prêmio bem grande. Contudo, terá que contar com a sorte.

É prudente, antes de comprar, entender com detalhes como os produtos de capitalização funcionam, principalmente em relação aos prêmios, remuneração e possibilidade de resgate.

PRIMEIROS PASSOS

Quais informações uma pessoa que fará seu primeiro investimento precisa ter para saber como e no que investir? Com o que deve se preocupar?
L. O. S., de Salvador (BA)

RESPOSTA - O primeiro passo quando se começa a investir é fazer um questionário para saber qual o seu perfil como investidor.

Ele identifica, baseado na sua experiência, seu conhecimento e sua capacidade de assumir riscos, se você é conservador, moderado ou agressivo. Esse questionário é aplicado pelos gerentes de contas nas agências bancárias.

Deve-se definir quais os objetivos que se pretende com os seus futuros investimentos, ou seja, atualização monetária, manutenção ou expansão.

Depois, o investidor, em conjunto com seu gerente de contas, deve definir qual a estratégia financeira a seguir, ou seja, qual o portfólio de investimentos.

POUPANÇA MENSAL

Consigo poupar R$ 500 ao mês, mas não sei no que investir. Qual a melhor opção?
D.V, de São Paulo (SP)

RESPOSTA - Os investimentos mais seguros e que geralmente tem remuneração acima da inflação são: poupança, CDBs, títulos públicos e fundos de renda fixa.

A poupança rende TR mais 6% ao ano e é isenta de IR. Os CDBs são títulos emitidos pelos bancos e têm remuneração variável de acordo com as taxas de mercado e o seu prazo de vencimento. O IR varia de 15% a 22,5% sobre os rendimentos.

Outra alternativa é a compra de títulos pelo Tesouro Direto. Eles podem ser pré-fixados ou pós-fixados, sendo que alguns têm remuneração baseada em índices de inflação.

Para os fundos de renda fixa, é importante saber seu histórico de rentabilidade para comparar com a taxa básica de juros e com índices de inflação.

Eu invisto em

"Eu só invisto no que acredito e gosto. Se acredito numa determinada empresa, ela pode nem estar muito bem das pernas, mas se o produto que ela oferece é bom, dou meu voto de confiança. Foi assim que o [Warren] Buffett comprou [ações] da Coca-Cola"
Ricardo Cruz (Tato),
músico (Falamansa)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.