Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Portabilidade interessa mais a tomador recente de crédito

Ferramenta que mostra se vale a pena trocar de instituição é mais consultada por quem quitou fatia menor do financiamento

FABÍOLA SALANI DE SÃO PAULO

Dados da calculadora de portabilidade de crédito imobiliário, parceria entre a Folha e o Canal do Crédito, mostram que quem mais se interessa pela portabilidade é quem fechou seu financiamento mais recentemente.

A média do percentual de financiamento já pago pelos usuários da calculadora é 15% --portanto, estão no início de seu contrato de crédito (veja quadro ao lado).

"Para quem contratou o financiamento há menos tempo, o tema está mais fresco", diz Marcelo Prata, presidente do Canal do Crédito.

Por isso, afirma, eles são os que têm mais interesse em saber quanto sairia o crédito em outra instituição.

A calculadora, desenvolvida numa parceria entre Folha, Canal do Crédito, site de comparação de produtos financeiros, e o economista Samy Dana (FGV), colunista do jornal, permite comparações entre as condições atuais de um financiamento e as oferecidas por oito bancos do país.

A Folha consultou os seis maiores bancos de varejo sobre o desempenho da portabilidade de crédito imobiliário desde 5 de maio, quando as regras foram alteradas para facilitar a operação.

Apenas a Caixa concedeu dados. No período, ela recebeu 295 pedidos de portabilidade de outras instituições e efetivou quatro. Na via oposta, ela encaminhou 139 solicitações a outras instituições, sem nenhuma efetivada.

O Banco Central divulga o total de operações de portabilidade, sem separar por tipo de crédito. Os dados mostram um salto de 3.317 operações, totalizando R$ 33,8 milhões em maio, para 20.017 transações em julho, somando R$ 171,956 milhões.

"No início havia maior dificuldade de comunicação interbancária. Esse número deve aumentar", diz Prata.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página