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Ford aposta em novo design do EcoSport Com lançamento, montadora tenta retomar a liderança de vendas na categoria, perdida para o Duster, da Renault Esse é o primeiro de três veículos globais que a empresa planeja; produção será na Bahia, na Índia e na Tailândia VENCESLAU BORLINA FILHOENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA (DF) MAELI PRADO DE BRASÍLIA A Ford aposta no lançamento de três veículos globais neste ano para se manter na quarta posição do ranking de vendas no Brasil. A ameaça vem da francesa Renault, que renovou o portfólio e avançou no mercado. Um dos carros, o novo EcoSport, foi apresentado ontem em Brasília em evento simultâneo com o salão de Nova Déli, na Índia. O veículo é o primeiro com design nacional no sistema de plataforma mundial da Ford. O SUV (sport utility vehicle) foi o mais vendido na categoria em 2011 no país, com 38.530 unidades. Porém, o rival da marca francesa, Duster, chegou em outubro e obteve a liderança das vendas em novembro e dezembro. Segundo dados divulgados ontem pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), as vendas do Duster superaram em 1.818 unidades o concorrente da Ford. O EcoSport é vendido no Brasil desde 2003. "Temos a confiança de que a nossa estratégia de produtos vai nos manter competitivos e com potencial de crescimento", disse o presidente da Ford para o Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira. Para ele, o crescimento das vendas do EcoSport virá com o novo produto. As vendas devem começar no segundo semestre. O valor do novo veículo não foi divulgado. O Duster tem preço inicial de R$ 49 mil e obrigou a Ford a se equiparar (antes, a média era R$ 54 mil). A produção do novo EcoSport será na fábrica de Camaçari (BA), na Índia e na Tailândia, inicialmente. O carro será exportado para toda a América do Sul. A fábrica receberá até R$ 2,8 bilhões para ampliação, modernização e desenvolvimento de novos produtos. O investimento faz parte do plano 2010-2015 -já anunciado- no Brasil. Ao todo, são R$ 4,5 bilhões de recursos empregados, por exemplo, numa nova fábrica de motores em Camaçari e em modernização em São Bernardo. Atualmente, a Ford produz 4.000 EcoSport por mês. A fábrica de Camaçari tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano. Com a ampliação, segundo Oliveira, a quantidade deverá saltar para 300 mil veículos por ano. Sobre os outros dois modelos da plataforma global, o presidente da Ford não quis dar detalhes. O setor acredita que sejam as novas versões da Ranger e do Fusion. Além disso, há a promessa de um novo compacto, com desenho global brasileiro. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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