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Veja fraudes comuns em caixas eletrônicos
Digitar a senha errada ajuda a testar máquina de autoatendimento, afirma especialista
O usuário de terminais de autoatendimento deve ficar atento para não reforçar as estatísticas de vítimas de fraudes bancárias, afirma Luiz Sacco, diretor da SafetyPay, empresa de tecnologia da informação.
"Um golpe comum é o cliente colocar o cartão e perceber que tem algum mecanismo que captura as informações para usá-las depois, em uma clonagem", diz.
Para verificar se o caixa tem algum dispositivo de fraude, o cliente pode fazer alguns testes, como digitar a senha errada. Se a operação prosseguir --e não for recusada, como seria de se esperar--, é sinal de que o terminal pode estar sendo intermediado por golpistas.
Uma forma de prevenção é fazer transações em caixas localizados em ambientes mais vigiados, como shoppings.
SEMANA
Em vídeo que estará disponível nesta quarta-feira (3), Sacco detalha as principais fraudes registradas no internet banking e como preveni-las. Já na sexta-feira (5) o especialista aborda os principais investimentos realizados por bancos na hora de prevenir fraudes bancárias.