Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vaivém

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

Com seca, gaúchos refazem os cálculos sobre produção

Os gaúchos, que tiveram uma safra de grãos recorde no ano passado, vão produzir bem menos neste ano.

A safra de milho, até agora a mais afetada, deverá ser 25% inferior à estimativa inicial -que já contemplava queda em relação à de 2011 devido aos efeitos do La Niña.

Gianfranco Bratta, engenheiro-agrônomo da Emater/RS, diz que as expectativas agora se voltam para as lavouras de soja do Estado.

A plantação de soja começa a entrar na fase de floração, período em que a lavoura necessita de mais água.

Se persistir a estiagem, as lavouras devem enfrentar situação semelhante à da seca de 2005, quando a queda de produção foi grande.

O arroz, que tem o Rio Grande do Sul como o líder de produção, não sofre os efeitos da seca, à exceção de casos pontuais onde a estiagem dificulta a irrigação.

Contrabando Pelo menos 20% do vinho fino consumido no Brasil provém de operações de contrabando. Os números foram apurados pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) com a Receita Federal.

Quanto é Carlos Raimundo Paviani, diretor-executivo do instituto, diz que 20 milhões de litros de vinho por ano passam por "esse descaminho", conforme a Receita. Esse volume é maior do que a produção brasileira de vinhos finos, que alcança 18 milhões de litros por ano.

Perdas Calculando pelo preço médio de US$ 30 a caixa de 12 litros e uma taxa de 45% de impostos, há perda de arrecadação de R$ 30 milhões por ano.

Paraguai "Esses 20 milhões de litros significam a metade do que o Paraguai importa de vinhos, sem exportar nada oficialmente", diz Pavini. Os dados de consumo e de importações paraguaios não fecham, diz ele.

Cana-de-açúcar Em parte das regiões de cana-de-açúcar do norte do Paraná e do sul de Mato Grosso do Sul há falta de chuvas regulares e em grande volume. O solo está com baixo nível de umidade.

Potencial Os canaviais dessas regiões já estão perdendo o potencial produtivo e deverão produzir menos na próxima safra. Em Minas Gerais, as chuvas não prejudicam a lavoura. A avaliação é de Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Somar.

Parceria A usina paulista Santa Fé e a Valtra, do grupo Agco, fizeram parceria para instalação de um piloto automático nos tratores em operação.

Eficiência As informações iniciais indicam aumento de 20% na eficiência operacional dos tratores durante o plantio. As empresas verificaram, ainda, aumento de produtividade da cana-de-açúcar.

Venda de tratores cai, mas a de colheitadeiras cresce

A colheita de grãos de verão começa e deve ser superior à do ano passado -a menos que a estiagem se prolongue e afete muito a produção.

O produtor se preparou para adquirir mais máquinas. Dados de ontem da Anfavea (associação das indústrias produtoras) indicam que as vendas de colheitadeiras em dezembro superaram em 50% as de novembro.

As vendas totais do ano passado (das indústrias para o atacado) somaram 5.338 unidade, 17% mais do que a comercialização de 2010.

Já as vendas de tratores, aceleradas até 2010 devido ao programa Mais Alimentos, perderam ritmo e ficaram em 52,3 mil unidades em 2011, 7% menos que as de 2010.

Na Argentina, a comercialização de máquinas caiu tanto no setor de colheitadeiras como no de tratores. As vendas recuaram 2% e 37%, respectivamente.

Com KARLA DOMINGUES

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.