Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Casa do futuro

Feira em SP reúne novidades como liquidificador antibactéria e lâmpada inteligente controlada por smartphone

JOANA CUNHA DE SÃO PAULO

Para atrair um consumidor afastado pelo endividamento em alta, com confiança e intenção de compra reduzidas, a indústria de eletroeletrônicos aposta no lançamento de aparelhos com novas funções e ainda tem esperanças de estancar a queda de vendas no varejo.

Liquidificador antibactéria e máquina de refrigerante caseiro são algumas das inovações trazidas pela feira Eletrolar, que reúne o setor nesta semana, em São Paulo.

Há ainda a evolução dos aparelhos domésticos de depilação, que reproduzem versões profissionais, com tecnologia de luz pulsada, que dispara flashes de luz e calor na raiz dos pelos.

O depilador Philips Lumea tem lâmpada de longa duração e 100 mil flashes, um aumento de vida útil de 20 mil flashes na comparação com o modelo anterior.

O tablet e-Water pode ser mergulhado a 1 metro de profundidade por até 30 minutos, segundo a fabricante DL.

Para evitar acidentes, o robô Winbot limpa vidros comandado por controle remoto. Com sistema de sucção, ele não se desprende do vidro, de acordo com a fabricante Ecovacs.

A Playbulb é uma lâmpada inteligente que pode ser controlada por smartphone ou tablet, segundo a fabricante DB Trends. O usuário faz download do aplicativo para poder acender, apagar e controlar a intensidade da luz. A lâmpada reproduz músicas disponíveis no aparelho e pode ser programada.

No mercado de geladeiras, as inovações mais radicais ainda são vistas como possibilidade distante. No futuro, a própria geladeira será responsável por fazer a lista de compras do mercado e enviar ao dono da casa. O equipamento será capaz de "perceber" os itens já consumidos, que necessitam de reposição.

"Mas isso ainda está em teste nos EUA. Vai demorar um pouco", diz Lourival Kiçula, presidente da Eletros (associação de fabricantes).

No fogão, a meta é desenvolver a tecnologia de segurança para evitar queimaduras e vazamentos de gás. A ideia é preparar duas receitas ao mesmo tempo, com temperaturas diferentes.

Algumas invenções não vingam ou requerem ajustes, como o 3D para TVs, que ainda necessita de adaptações para melhorar o desempenho de vendas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página