Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Arena do Marketing - Washington Olivetto

Onda politicamente correta matou a liberdade criativa

Para publicitário, humor brasileiro passa por uma crise de vulgaridade: "tenta gargalhar e não sabe fazer sorrir"

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

Algumas campanhas publicitárias lendárias, como a da menina de 12 anos que veste seu primeiro sutiã -- "o que não se esquece"--, hoje seriam inimagináveis, afirma o criador do filme, o publicitário Washington Olivetto.

"Seria impensável mostrar esse filme com a Patrícia Lucchesi, um comercial com música clássica e uma menina descobrindo o gesto de ser mulher", disse Olivetto, 62, na segunda-feira (15) no Arena do Marketing, evento organizado pela Folha em parceria com a ESPM.

Para o publicitário, o pensamento politicamente correto "acabou com a alegria da liberdade criativa". "Você tem de um lado o cara politicamente correto, que é cerceador e bem-educadinho. E do outro o incorreto, que é mal-educado e pseudodivertido. Temos que buscar o que é politicamente saudável, que respeita a inteligência, mas com irreverência e bom humor. Há coisas que não são ofensivas, mas fazem pensar." Para Olivetto, o humor brasileiro vive "uma crise de vulgaridade". "É um humor que tenta gargalhar, mas não sabe fazer sorrir."

Emmanuel Publio Dias, professor da ESPM que participou do bate-papo mediado pela jornalista da Folha Anna Virginia Balloussier, disse que outro clássico de Olivetto hoje seria alvo de ataques politicamente corretos: os amortecedores Cofap, com cães da raça dachshund. "Este seria barrado pelas associações de protetores de animais."

Os dois comerciais e outros de Olivetto, como a série da Bombril com o ator Carlos Moreno, traduzem o que o profissional diz ter sido sua ambição maior quando escolheu virar publicitário, nos anos 70: fazer uma publicidade que cai no gosto popular e que se propaga pelo velho boca a boca.

"Eu queria entrar para o imaginário popular e, com isso, transformar o consumidor em mídia. Hoje isso é óbvio, mas na época foi intuitivo. Porque esse negócio de rede social já existia, mas sem a tecnologia. As vovozinhas conversando na rua formavam uma rede social."

Um dos publicitários mais premiados do país e do mundo, com mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, Olivetto fez uma crítica ao atual momento da área -- na sua visão, prejudicada pelo excesso de possibilidades de formatos.

"As possibilidades de formas aumentaram muito, mas as formas estão sendo usadas para esconder a falta de conteúdo. A tecnologia permite fazer qualquer coisa, mas o fundamental é o conteúdo. As pessoas precisam saber escrever melhor", disse o publicitário, que contou ter aprendido a ler muito cedo.

Falando para uma plateia formada principalmente por estudantes de publicidade, Olivetto comentou ainda sobre a rotina de trabalho nas agências. "Prefiro quem trabalha com tesão do que com tensão. Mas a cultura da tensão se instaurou."

Para ele, apesar de hoje haver "mais gente comendo pizza no trabalho na sexta-feira à noite", isso não resultou em uma publicidade melhor.

Ao contrário.

"Isso é em todas as empresas, não só na publicidade. Há uma cultura de que o profissional não pode ter vida pessoal. Conviver com pessoas de outras áreas e se realimentar com a vida são fundamentais."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página