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Nova empresa quer coibir plágio de notícia

Criada por 29 organizações de mídia norte-americanas, como o 'NYT', a NewsRight vai licenciar conteúdo jornalístico

Objetivo é combater a distribuição não autorizada de notícias por sites de busca e agregadores

DE SÃO PAULO

Vinte e nove empresas de mídia dos Estados Unidos, incluindo os jornais "The New York Times" e "Washington Post" e a agência Associated Press, uniram-se para tentar combater o plágio e a distribuição não autorizada de conteúdo jornalístico por sites de busca e agregadores de notícias.

Depois de dois anos de conversas sobre o modelo de negócios, o grupo anunciou nesta semana a criação da NewsRight, organização comercial independente que ficará responsável por licenciar conteúdo jornalístico e arrecadar direitos autorais na internet.

O objetivo é facilitar o uso, por terceiros, de conteúdo jornalístico autorizado, permitindo, ao mesmo tempo, que os veículos produtores de notícia possam capitalizar com a sua disseminação.

"Nunca antes na história tivemos tanta notícia disponível de tantas formas. Mas, se quisermos continuar recebendo informação com credibilidade, as empresas que investem em conteúdo precisam poder licenciá-lo da forma mais ampla possível", afirma o presidente da NewsRight, David Westin, ex-presidente da ABC News.

"A missão da NewsRight é garantir que o consumidor continue se beneficiando de todas as reportagens originais que quiser, assegurando, ao mesmo tempo, que os que republicam conteúdo o façam de forma honesta", disse Westin, A NewsRight pretende facilitar o processo para que buscadores, agregadores de notícia, sites e blogs obtenham as devidas licenças a fim de distribuir o conteúdo dos veículos participantes.

INOVAÇÕES

Para os veículos associados, a NewsRight também vai dar suporte na área de licenciamento e contribuir com inovações e avaliações sobre distribuição do conteúdo.

Os associados terão acesso a informações em tempo real sobre como o conteúdo licenciado está sendo republicado no meio digital.

A NewsRight prestará serviço não apenas para os sócios fundadores mas também para outras empresas de conteúdo. Juntas, as 29 organizações investiram aproximadamente US$ 30 milhões para montar a NewsRight.

(MARIANA BARBOSA)

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