Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Justiça exige quebra de sigilo do WhatsApp por montagens pornôs

Facebook, empresa dona do aplicativo, diz não ter os dados para identificar usuários

JOÃO VITOR OLIVEIRA DE SÃO PAULO

A Justiça de São Paulo exigiu, nesta quarta-feira (24), que o Facebook libere a identificação dos indivíduos e o conteúdo de conversas do WhatsApp em que foram compartilhadas fotomontagens pornográficas de uma estudante de engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital.

A decisão foi tomada com base no Marco Civil da Internet, em vigor desde junho.

Segundo o Tribunal de Justiça, o Facebook, que comprou o WhatsApp em fevereiro, argumentou que não poderia ceder as informações, uma vez que o processo de aquisição da empresa ainda não foi concluído e os dados solicitados estariam sob o poder do aplicativo de mensagens, que não tem representação no Brasil.

A ação foi movida por Adriana Serrano Cavassani, mãe e advogada da vítima. As montagens começaram a ser veiculadas há cerca de dois meses e deixaram a estudante "muito abalada".

"Ela ficou muito mal, não queria mais ir para a faculdade. Muitos jovens que sofrem esse tipo de exposição entram em depressão e até se suicidam. Minha filha está sofrendo os reflexos até hoje."

A mãe da vítima está pedindo uma indenização financeira por danos morais e materiais. Paralelamente, ela conduz um processo criminal por calúnia e difamação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página