Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Taiwan quer ser via de entrada na China

Governo tenta acelerar aprovação de tratados bilaterais que ampliam seu acesso a mercado bilionário chinês

Empresa estrangeira que investir na ilha pode obter regras menos rigorosas para fazer negócios no continente

ANA ESTELA DE SOUSA PINTO ENVIADA ESPECIAL A TAIPEI

Estreitamento é a palavra de ordem em Taiwan, ilha menor que o Estado do Rio de Janeiro equilibrada entre as duas principais potências asiáticas --China e Japão.

Para virar a melhor porta de entrada ao gigante mercado chinês, o governo taiwanês luta contra a oposição para acelerar a aprovação dos Tratados Intra-Estreito.

O nome é referência ao braço de mar de no máximo 180 km que separa as "duas Chinas": a oeste, no continente, a República Popular da China; a leste, a insular, que adota oficialmente o nome de República da China.

Considerada uma Província rebelde por Pequim, Taiwan tem relações diplomáticas com apenas 22 países no mundo, mas funciona como país autônomo --comemorou na última sexta-feira (10) sua data nacional.

Com a política de aproximação do atual governo, desde 2008 foram aprovados 21 tratados entre os vizinhos, que abriram espaço aéreo, turismo e investimentos. Estão em negociação o trânsito de produtos e questões tarifárias.

A estratégia taiwanesa é se oferecer como uma opção mais "amigável" para atingir um mercado que deve virar a década com 650 milhões de consumidores de classe média, movimentando mais de US$ 3 trilhões, segundo estimativas (mais que todo o PIB brasileiro atual).

HERANÇA CULTURAL

"Temos uma rede muito forte de negócios na China e a mesma herança cultural. Podemos oferecer a outras companhias explorar o enorme mercado chinês, mas com regras muito estritas", diz a diretora-adjunta do Escritório de Comércio Exterior de Taiwan, Cynthia Kiang.

Com população equivalente à de Minas Gerais e PIB de dimensões comparáveis ao da Bélgica, Taiwan é o segundo maior investidor estrangeiro na China continental.

Cerca de um décimo dos 23 milhões de taiwaneses moram na China ou têm negócios no continente.

O governo estima em até 80 milhões o número de chineses empregados por companhias taiwanesas --apenas a Foxconn, líder mundial na produção de computadores, tem cerca de 1,3 milhão de funcionários na China.

As empresas da ilha produzem hoje 14% do comércio externo da República Popular da China e gozam de uma vantagem em relação às estrangeiras: podem ter 75% do capital, enquanto as de outras nacionalidades só podem operar no continente associadas a chineses e com no máximo 49% do capital.

A vantagem acenada por Taiwan é que, após três anos de investimentos na ilha, as empresas passam a ter direito ao mesmo limite de 75%.

Outra porta de entrada para a China vem dos acordos no setor de serviços, que darão acesso a 80 novos segmentos e ao comércio eletrônico, hoje bloqueado.

Empresas, principalmente as pequenas e médias, poderão usar lojas virtuais taiwanesas para chegar aos consumidores chineses.

PROTESTOS

A aproximação econômica com o país vizinho não é unanimidade entre taiwaneses.

Pesquisas feitas neste ano mostram que mais de 90% da população defende o atual status quo em relação ao continente --nem independente nem anexada--, mas uma parcela teme que os tratados comerciais sejam apenas um primeiro passo para a perda da autonomia política.

As relações cada vez mais próximas do atual governo taiwanês com Pequim --que mantém mais de mil mísseis apontados para Taiwan-- levou estudantes à rua durante semanas no primeiro semestre deste ano, no que ficou conhecido como "Movimento Girassol".

Mas "negócios são negócios. Quando falamos de negócios, não pensamos em política", reage Kiang.

Ilha cria 8 zonas para economia de alta tecnologia
folha.com/no1530865

Brasil está entre os 8 alvos prioritários para esforços comerciais
folha.com/no1530884


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página