Empresa pretende investir US$ 50 milhões no Brasil em três anos
Depois de inaugurar seu site de buscas no Brasil em julho, o primeiro fora da China, o Baidu conta com seu poder de adaptação ao gosto local para desafiar o esmagador domínio do Google, que tem 96% do mercado de buscas no país. Em entrevista à Folha por e-mail, o diretor-geral do Baidu Brasil, Yan Di, adiantou que a empresa investirá US$ 50 milhões para tentar ganhar terreno.
Folha - Qual a importância do Brasil na estratégia internacional do Baidu?
Yan Di - O Baidu estima que terá seus produtos altamente reconhecidos e utilizados por metade da população do mundo até 2019. Nesse sentido, o Brasil aparece como um país importante e estratégico. O Brasil tem atualmente 100 milhões de pessoas conectadas à internet. Estudos de mercado indicam que até 2016 mais 50 milhões serão incluídos no mercado digital, por meio de conexão banda larga em computadores pessoais ou por dispositivos móveis. Este é um mercado de grande potencial.
Como o Baidu pretende desafiar a predominância do Google no Brasil?
Nossos diferenciais se concentram em oferecer uma forma mais simples e rápida de dar ao usuário as informações e serviços que ele procura.
No buscador do Baidu em português, por exemplo, já é possível ver alguns destes diferenciais em funcionamento. Ao buscarmos as palavras "metrô" e "São Paulo", por exemplo, o serviço não entrega apenas uma lista de links, mas mapas interativos com todas as linhas de metrô da cidade e suas conexões, sem que os usuários precisem sair de sua página de busca. Ou seja, estamos encurtando e simplificando o caminho.
Outro diferencial é que, mais do que qualquer concorrente, temos flexibilidade para adaptar nossos produtos às necessidades locais e vamos desenvolver soluções únicas para os usuários brasileiros em todos os serviços que oferecermos no Brasil.
Nosso plano de marketing focará em comunicar claramente cada um desses diferenciais. Posso antecipar que temos US$ 50 milhões para investir no mercado brasileiro nos próximos três anos e que nosso compromisso com o Brasil é de longo prazo.
Quais os desafios do Baidu para se popularizar no Brasil?
Sabemos que o Brasil é um mercado muito promissor e, ao mesmo tempo, tem usuários muito exigentes. Nosso maior desafio é compreender os hábitos brasileiros e customizar nossos produtos.
No Brasil temos usuários avançados, com grande domínio de ferramentas de internet nas grandes cidades, e usuários iniciantes, sobretudo concentrados no interior.
Esse cenário, aliás, é muito similar ao da China, que também vive um rápido processo de inclusão digital e agrega usuários avançados e iniciantes. Nesse sentido, temos grande expertise em nosso país de origem.
Ao mesmo tempo, os brasileiros são muito curiosos e abertos a testar novos produtos. Se observarmos os hábitos on-line dos brasileiros nos últimos dez anos, veremos que diferentes produtos e plataformas se alternaram na preferência. Portanto, é muito claro que há espaço para um novo player no setor.
Qual o sentido de ter um centro de pesquisa no Brasil?
Em primeiro lugar, será importante para assegurar que nossos produtos e serviços contarão com inovações genuinamente desenvolvidas no Brasil, adaptadas às necessidades e preferências dos usuários brasileiros.
Em segundo lugar, como uma empresa global, consideramos muito importante contar com a contribuição e a criatividade de talentos brasileiros, não só para a adaptação de produtos ao mercado local mas, sobretudo, para nos ajudar a criar as próximas tecnologias que vão conectar usuários e serviços em todo o mundo.