Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA liberam importação de suínos do Brasil

Liberação vale apenas para Santa Catarina

MAURO ZAFALON
COLUNISTA DA FOLHA

O Brasil está habilitado a exportar carne suína "in natura" para os Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos EUA informou ao Ministério da Agricultura brasileiro que reconhece a equivalência do serviço de inspeção de carne suína no Brasil.

Com isso, os EUA habilitam frigoríficos brasileiros a exportar para o mercado norte-americano. A liberação vale para Santa Catarina, Estado livre de aftosa sem vacinação.

Essa fase de liberação, que cuida da saúde pública, avaliou higiene nos frigoríficos, manuseio da carne e meios de abate. A fase anterior, que avaliava a sanidade animal, foi aprovada no ano passado.

"É uma boa notícia", diz Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes). Camargo avalia essa abertura de mercado não tanto pelo volume a ser exportado, mas pela vitrine que é o serviço sanitário norte-americano.

Essa aprovação pelos EUA certamente vai acelerar a abertura do Japão e da Coreia do Sul, países que sempre seguem os passos dos EUA.

Para o presidente da Abipecs, esses mercados asiáticos são importantes pela quantidade de carne que consomem e porque querem produtos de melhor qualidade e com maior valor agregado.

A medida poderá abrir também as exportações para a Europa, outro mercado com regras sanitárias exigentes. Os europeus estão avaliando o mercado brasileiro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.