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Ford, GM e Fiat registram queda nas vendas em 2011

Redução na participação de mercado foi de até 1,3 ponto percentual

Por outro lado, marcas chinesas e japonesas como Chery e Nissan registraram os maiores crescimentos em vendas

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE SÃO PAULO

Três das quatro maiores fabricantes de veículos no Brasil -Ford, GM (General Motors) e Fiat- registraram queda nas vendas e consequente redução da participação no mercado brasileiro em 2011.

A Ford apresentou a queda mais acentuada em relação a 2010, seguida por GM e Fiat. Já a fatia de mercado das empresas variou negativamente de 0,82 a 1,3 ponto percentual no período.

Por outro lado, marcas com pouco tempo de comercialização no país tiveram os melhores resultados, impulsionando o resultado geral de aumento na venda de veículos em 2011, de 2,90%.

Segundo os dados da Fenabrave (federação dos distribuidores de veículos), as chinesas Chery e Hafei, as japonesas Nissan e Suzuki e a britânica Land Rover foram as que mais cresceram em vendas durante o ano.

"A competitividade gerada com a chegada de outras fabricantes, associada à falta de novos produtos por essas empresas, resultou nessa mudança", disse o professor e consultor da MSX International, Arnaldo Brazil.

Ford e GM não se manifestaram. A Fiat preferiu destacar a liderança do mercado brasileiro pelo décimo ano, "com uma vantagem de 55,8 mil sobre a segunda colocada no ranking brasileiro".

Para o presidente da Jaguar Land Rover na América Latina e Caribe, Flávio Padovan, os resultados demonstram o amadurecimento do mercado brasileiro, com novos players e mais ofertas.

"Não existe 'market share' acima de 20% no mercado mundial. Só no Brasil. Mas isso já está mudando. [A pulverização do mercado] aconteceu em todo o mundo. Aqui não vai ser diferente", disse.

Segundo ele, as vendas da Land Rover foram impulsionadas pelo crescimento do mercado de luxo no país e da renda do brasileiro. "Também inserimos novos produtos e nos reestruturamos."

Para o diretor de vendas da CN Auto, Humberto Gandolpho, a competitividade resultou no crescimento nas vendas da Hafei. "Somos a alternativa para quem busca um utilitário pequeno", disse.

ORIENTE

Fora do grupo das quatro maiores montadoras no Brasil, a Honda registrou a maior queda nas vendas em 2011. A redução nas vendas em relação a 2010 foi de 26,53%.

Segundo a direção da empresa, o terremoto seguido de tsunami no Japão e as enchentes na Tailândia afetaram a produção de peças e provocaram ajustes na produção de carros no Brasil.

A Peugeot também alegou os problemas no Japão para a queda de 4,99%. Segundo a empresa, a importação do modelo 3008 atrasou e marcou o fim da produção do 307.

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