Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Afetados pela seca no Sul terão até R$ 1 bi

Liberação de seguro agrícola faz parte de pacote que deve ser anunciado nesta semana

Diego Vara/Agência RBS
Área afetada pela seca em Cristal do Sul (RS); governo deve anunciar medidas para auxiliar agricultores prejudicados
Área afetada pela seca em Cristal do Sul (RS); governo deve anunciar medidas para auxiliar agricultores prejudicados

PRISCILLA OLIVEIRA
DE BRASÍLIA

O governo federal deve desembolsar até R$ 1 bilhão em seguros agrícolas neste ano. A liberação do benefício faz parte de um pacote de medidas para enfrentar a estiagem que atinge os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e alguns municípios do Paraná e será anunciada ainda nesta semana.

O período de estiagem já provocou perdas na safra agrícola da região. De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de grãos no país neste ano deve cair 2,8% em relação à última safra por causa da seca.

Segundo o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, o governo está estudando ações substanciais. "Não podemos estar todos os anos tendo os mesmos problemas, sem obras estruturais que resolvam o problema."

Entre as medidas estudadas pelo governo estão a transferência de recursos para a construção de cisternas, a abertura de linhas de crédito no BNDES e a prorrogação de dívidas agrícolas.

Sobre um possível impacto da estiagem na inflação, o ministro do desenvolvimento agrário afirmou que isso pode ocorrer, mas que o governo está monitorando a questão.

"Commodities como soja e milho têm preço cotado internacionalmente, além da safrinha, que deve suprir a demanda", explicou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.