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Banco e tele lideram em queixas no Procon

DE BRASÍLIA

Bancos e operadoras de telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011.

Segundo boletim divulgado ontem pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, os problemas mais recorrentes enfrentados pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (9,21%), telefonia móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e celulares (5,44%).

Os dados revelam que, do total de 1,6 milhão de atendimentos registrados, o grupo Itaú lidera o ranking, com 81.946. Em seguida estão Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e TIM-Intelig (27.102).

Os principais problemas enfrentados pelos consumidores estão relacionados a cobranças indevidas, responsáveis por 35,4% das queixas, e operações não realizadas, responsáveis por 19,99% das reclamações registradas.

Ao longo do ano, as 346 unidades do Procon em 23 Estados e no Distrito Federal atenderam uma média mensal de 141.402 consumidores.

OUTRO LADO

O Itaú declarou que do total de reclamações em 2011, 85% foram resolvidos consensualmente, e "do restante, 68% foram solucionados com acordos em audiência".

A Oi disse ter "investido fortemente em melhorias de processos e ampliação de rede para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços".

O Bradesco afirmou, por e-mail, que "todos os apontamentos feitos são acompanhados de perto pela ouvidoria do banco, que sempre esclarece a manifestação ao cliente ou usuário".

A TIM afirmou que, apesar de 10 milhões de novos usuários em 2011, "o número de demandas nos Procons aumentou apenas cerca de 3.700 registros".

A Claro não respondeu aos contatos de reportagem até o fechamento desta edição.

(PRISCILLA OLIVEIRA)

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