China abre portos a meganavios da Vale
Proibição de fato vigorava havia três anos; empresa espera reduzir custos de transporte e fazer frente a australianas
Acordo para utilização de embarcações que carregam até 400 mil toneladas será assinado nas próximas semanas
Uma nova determinação do governo da China abre os portos do país para os navios de grande porte Valemax, operados pela Vale. A circular, publicada na última sexta (13) pelo ministério dos Transportes chinês, põe fim a uma proibição que barrou a entrada dos Valemax no país nos últimos três anos.
A Vale não se pronunciou oficialmente, mas fontes da empresa na China confirmaram a notícia. Questionado pela Folha, o ministério chinês não comentou a decisão.
Segundo a circular do governo, o código portuário passa a permitir a entrada de navios de até 400 mil toneladas, equivalente à capacidade do Valemax. O limite anterior era 350 mil toneladas.
Embora não houvesse uma regulamentação clara que proibisse o Valemax, eles foram barrados por força do lobby dos armadores chineses, que se sentiram prejudicados com a decisão da Vale de construir os maiores mineraleiros do mundo.
O Valemax surgiu da necessidade da mineradora brasileira de cortar custos de frete para se manter competitiva em relação aos concorrentes na produção de minério de ferro, as australianas Rio Tinto e BHP Billiton, que ficam mais próximas da China.
No ano passado, 77% do minério de ferro importado pela China vieram do Brasil e da Austrália
A mudança na regulação chinesa era esperada desde setembro, quando a Vale assinou um memorando de entendimento com a estatal Cosco (China Ocean Shipping Company), maior empresa de navegação do país.
O acordo, que pôs fim a anos de atrito, prevê a venda de quatro Valemax à Cosco, a serem alugados por 25 anos pela Vale. Também inclui o afretamento de dez novos meganavios, a serem construídos pela empresa chinesa.
As negociações estão na fase final e a expectativa da Vale é que o acordo seja assinado dentro de poucas semanas. Acordo semelhante está sendo negociado com outra empresa, China Merchants.
Diante da queda nos preços do minério de ferro, de 50% no ano passado, a Vale aposta no aumento da escala e da produtividade para melhorar a margem de lucro. O corte de custos do frete para a China trazido pelo Valemax é parte dessa estratégia.
MAIS MINÉRIOS
Apesar da desaceleração da economia chinesa, a mineradora brasileira prevê ampliar o volume de minério exportado ao país de 160 milhões de toneladas em 2014 para 180 milhões neste ano.
De acordo com Dong Liwan, especialista da Universidade Marítima de Xangai, a decisão do ministério dos Transportes eleva a capacidade máxima dos cargueiros permitidos em portos chineses para 403,944 mil toneladas, bem próximo das 400 mil toneladas que o Valemax pode transportar. Isso indica o desejo da China de aumentar a importação.
"Com os preços de commodities como minério de ferro, carvão e algodão em queda no mercado global, faz sentido para a China importar mais materiais como reservas estratégicas para apoiar seu boom industrial", disse Dong ao jornal "China Daily".