Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Anatel libera edital para inserção de internet 4G

Tecnologia deve estar disponível até a Copa

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

Até o início da Copa no Brasil, em 2014, todas as capitais e as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes terão internet móvel de quarta geração (4G). As conexões serão em média dez vezes mais rápidas que a atual tecnologia mais usada (3G).

A condição estará no edital de licitação da faixa de 2,5 gigahertz, que será usada para 4G. O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou ontem a minuta do texto, que irá s consulta pública.

Segundo o conselheiro Rodrigo Zerbone, relator do assunto, pode haver antecipação dessa meta em algumas cidades específicas, onde o mercado de telecomunicações é mais aquecido.

Não haverá metas de velocidade no edital. Zerbone afirmou, no entanto, que a multiplicação da velocidade por dez será atingida pelos investimentos em tecnologia e em infraestrutura mais modernas.

A empresa que arrematar algum lote dessa frequência, em leilão marcado para abril, terá vários compromissos nacionais de abrangência do serviço. O primeiro será para a Copa das Confederações, em junho de 2013. As seis sedes do torneio deverão ter 4G até o início dos jogos.

A Anatel também define que todas as cidades do país deverão ter acesso, pelo menos, à tecnologia 3G até 31 de dezembro de 2019.

Foi estabelecida, ainda, exigência de que, até 2014, 60% dos investimentos deverão ser com conteúdo nacional. Em 2017, essa participação deve chegar a 70%.

No mesmo leilão será ofertada uma faixa de frequência do espectro radiofônico para atendimento das comunidades rurais e afastadas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.