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Gigante americano da mídia entra no Brasil

Liberty Media, que tem participação na Time Warner e na Barnes & Noble, compra 5% da Ideiasnet

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

De olho no potencial de segmentos como os de comércio eletrônico e TV a cabo no Brasil, diante da ascensão econômica da classe média, um gigante americano do setor de mídia entra no país.

Com faturamento de US$ 11 bilhões em 2010, o Liberty Media acaba de comprar fatia na brasileira Ideiasnet. É o primeiro investimento direto do grupo estrangeiro em uma empresa baseada fora dos Estados Unidos.

Com a participação de 5,1% na Ideiasnet, adquirida por US$ 10 milhões (ou R$ 18 milhões), o Liberty pretende crescer no mercado local.

"Hoje há [no Brasil] mais dinheiro para ser gasto em consumo", diz Chad Hollingsworth, vice-presidente do Liberty Media. "E, entre os emergentes, o país tem uma das melhores combinações de rápido crescimento econômico e política estável."

O Liberty detém participações de 1% a 100% em 20 empresas, como Time Warner (operadora de TV a cabo) e Barnes & Noble (livraria, com negócios on-line), dos EUA.

A brasileira Ideiasnet, que definiu seu foco de atuação em tecnologia e mídia digital -a companhia se desfez, por exemplo, da NetMovies, de locação de filmes, no fim de 2010-, é "um ótimo parceiro local", na avaliação do executivo do Liberty.

Para Sami Haddad, diretor-executivo e de relacionamento com investidores da Ideiasnet, que tem participações de 7% a 100% em 12 empresas, a chegada do sócio dos EUA abre "várias possibilidades".

"Pode haver tanto investimentos futuros no mercado brasileiro da Ideiasnet com o Liberty quanto transações do grupo americano com nossos acionistas", diz.

Entre os acionistas da Ideiasnet, estão a empresa EBX, de Eike Batista, e gestoras de recursos, como a Opus, criada por ex-sócios do Banco Pactual.

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