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Circulação de jornais cresce 3,5% em 2011

Brasileiro consome, em média, 4,4 mi de exemplares pagos diários; Folha mantém liderança entre publicações de prestígio

Venda de jornais populares impulsiona aumento da circulação, de acordo com dado divulgados pelo IVC

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Os brasileiros consumiram, em média, 4,4 milhões de exemplares de jornais por dia em 2011, um recorde. A alta foi de 3,5% sobre 2010.

Os números, apurados pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação), referem-se à circulação de jornais pagos, nas versões impressa e digital. Cerca de 2% do total é relativo à circulação em meios digitais. Os dados da circulação digital serão divulgados até o fim da semana.

A Folha segue na liderança entre os jornais de prestígio, com circulação média de 297,2 mil exemplares. O crescimento, no ano, foi de 0,9%.

Segundo o presidente do IVC, Pedro Martins Silva, o crescimento em 2011 foi impulsionado pela venda de jornais populares, com preço de capa de até R$ 0,99: o segmento avançou 10,3%.

Já o grupo de veículos com preço de capa acima de R$ 2,00 registrou aumento de 1,6% na circulação, enquanto no segmento intermediário a alta foi de 0,3%. O jornal "Agora", do Grupo Folha, que custa R$ 1,50, cresceu 3,4%.

"São números vigorosos para uma mídia que cada vez mais sofre concorrência com as novas mídias", diz Silva. O crescimento de 10,3% dos jornais populares mostra, na sua visão, a vontade do brasileiro médio de se informar.

"Há três explicações: a nova classe média tem vontade de consumir informação e possui renda para isso e existem produtos no mercado com uma linguagem adaptada a esse consumidor."

Para o presidente do IVC, a concorrência com os meios digitais afeta mais os jornais tradicionais, com preço de capa acima de R$ 2,00.

"Apesar dessa concorrência, o segmento registra um crescimento interessante quando comparado com o resto do mundo desenvolvido, onde há queda de circulação", diz. "Isso mostra que por aqui existem pessoas entrando no mercado e consumindo mais desse produto."

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