Mercado aberto
Salto em altura
Com a experiência da Copa do Mundo no Brasil, empresas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos começaram cedo a se aquecer. Algumas delas iniciaram os preparativos há dois anos
chute a gol
Patrocinar a Copa do Mundo no Brasil em 2014 foi uma aposta da matriz da seguradora nos EUA. "Para a Liberty do Brasil chegar onde queremos, precisava investir na construção da marca", diz a diretora Adriana Gomes.
"Foi a decisão certa. Copa aqui era uma chance única. Hoje é uma outra empresa --antes tinha de explicar o que era. Hoje, três vezes mais pessoas se lembram da Liberty." Para ela, é essencial se antecipar, antes que todas as marcas entrem em campo; unificar a comunicação para diferentes públicos e acertar no embaixador, "como o jogador Cafu".
A Liberty não está na Olimpíada, "mas já escalou Bernardinho e Fernanda para a nova campanha" diz a diretora do marketing Patricia Chacon.
Paixão... Por meio de campanhas em redes sociais, televisão e mídia impressa, a Panasonic pretende despertar o espírito olímpico nos consumidores brasileiros, tipicamente apaixonados por Copa do Mundo e futebol.
...nacional "Disputa de espaço [entre os patrocinadores durante a Olimpíada] haverá com certeza. Nosso o objetivo é começar as campanhas antes e mantê-las até depois do fim do evento", afirma Renata Assis, diretora da Panasonic.
Da sala... O grupo acredita que com as ações haverá um crescimento nas vendas de eletrônicos, sem cravar números.
...aos estádios "Não só de televisores, mas também de painéis e sistemas de comunicação que fornecemos."
cartão de OURO
A Visa vai repetir a experiência que teve com a Copa do Mundo no Brasil para ativar sua marca não apenas durante a realização da Olimpíada.
A companhia vai lançar neste ano oito ações promocionais e novos modelos de cartões com a temática do evento e menções a países e atletas.
"Queremos dar oportunidade aos clientes de irem assistir aos jogos por meio de sorteios, fazer promoções internas com funcionários de bancos parceiros e campanhas em estabelecimentos", diz Rubén Osta, presidente da Visa do Brasil.
A bandeira tem 15 anos de experiência com jogos olímpicos no mundo, segundo Martha Krawczyk, vice-presidente da companhia no país.
"Estamos nos planejando desde julho de 2014."
Legado A Dow repetiu a tecnologia de gramados sintéticos usados nos Jogos Olímpicos de Londres para a arena de hóquei, instalada no Parque Olímpico de Deodoro (RJ).
Agenda "Como não temos muito contato com o consumidor final, nossa estratégia é voltada para a divulgação dessa tecnologia em feiras empresariais", diz Júlio Natalense, da Dow Brasil.
Tiro... A GE também expõe suas ações olímpicas em eventos especializados para alavancar contratos. Os feitos vão de iluminação em LED a equipamentos médicos.
...ao alvo "Buscamos atrair clientes novos, que não pensavam que nossa solução poderia ser útil pra eles", diz Sergio Giacomo, diretor da GE.
Fabricante de bebidas do RS começará a produzir cerveja
A fabricante de sucos e refrigerantes Fruki, que atua apenas no Rio Grande do Sul, planeja entrar no segmento de cervejas. Para isso, deverá construir uma nova fábrica no Estado.
A planta demandará cerca de R$ 120 milhões e permitirá à empresa aumentar a produção de bebidas que já estão em seu portfólio. Hoje, a Fruki pode fabricar até 420 milhões de litros por ano.
"A companhia nasceu em 1924 como cervejaria. Queremos voltar a produzir a bebida, tanto a tradicional como as especiais", afirma o diretor João Miranda.
"Também é uma questão de sobrevivência. Precisamos atender todas as necessidades do dono do ponto de venda", acrescenta.
A empresa ainda estuda a inclusão de linhas de produção de chás e de sucos a base de soja na nova planta.
O local onde a unidade será instalada ainda não foi definido. Duas consultorias foram contratadas para ajudar na escolha do município. "A qualidade da água e a logística são os principais pontos em análise."
A intenção é conseguir um terreno de cem hectares para começar a produzir em cinco anos. Com a fábrica em operação, também há a possibilidade de a empresa entrar no mercado de outros Estados.
970
são os funcionários da empresa
R$ 300 milhões
deverá ser o faturamento neste ano, segundo projeções do mercado
-
Alô... CNI, US Chamber e o Cebeu encaminharam aos presidentes Dilma e Obama três pedidos. O primeiro é um futuro acordo de livre comércio.
...na negociação Outras reivindicações são o fim da bitributação e do visto de entrada em ambos os países. Dilma irá aos EUA no final deste mês.
Despesa O custo médio de uma internação decorrente de complicações de câncer de pulmão é de R$ 34,9, mostra estudo da Orizon, empresa de serviços para os segmentos de saúde. A média de dias de internação por paciente é de 9,5.