Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cifras&letras

Crítica Apple

Livro reúne frases de Jobs e traz 'gotas de sabedoria'

Obra peca, porém, por não mostrar contexto de tiradas do visionário

Das citações emerge um homem sem papas na língua, fanático por tecnologia e por inovação, amante da vida

RODOLFO LUCENA
COLUNISTA DA FOLHA

"Steve Jobs em 250 Frases", título da edição brasileira de "The Business Wisdom of Steve Jobs" (A Sabedoria Empresarial de Steve Jobs, em tradução livre), é mais revelador do que o original.

Pois é exatamente disso que se trata a obra organizada por Alan Ken Thomas e publicada nos EUA um mês após a morte do cofundador da Apple, um dos grandes visionários de sua geração, criador de produtos que são marcas de um estilo de vida.

O livrinho (em formato de bolso) alinhava tiradas de Steve Jobs, frases ditas em entrevistas, discursos, apresentações de produtos e na famosa conferência para alunos da Universidade de Stanford, em 2005 (leia na íntegra, em inglês, em news.stanford.edu/news/2005/june15/jobs-061505.html).

Segue na esteira de muitas outras obras de autoajuda, que buscam fornecer pequenas doses de sabedoria sobre amor, dinheiro ou negócios.

As frases são apresentadas como tendo valor intrínseco -com raríssimas exceções, há quase nada sobre o contexto em que foram produzidas, o que enriqueceria o livro. Em contrapartida, faria com que não fosse de leitura tão rápida. O que não significa que seja superficial.

A sabedoria empresarial de Steve Jobs, mesmo a conta-gotas, pode ser útil para estudantes de administração e marketing ou empresários.

"A cura para a Apple não é o corte de custos. A cura para a Apple é sair de sua situação atual através da inovação", disse ele.

Claro que nem sempre as coisas andam conforme o script desejado e mesmo as empresas mais criativas acabam usando recursos tradicionais para obter margens.

Em 2009, por exemplo, quando a Apple estava totalmente sob o comando de Jobs, o relatório do segundo trimestre fiscal da empresa revelou um corte de 1.600 vagas na divisão de varejo, em relação ao período imediatamente anterior. O que não diminui o brilho de Jobs como executivo, ou, mais do que isso, como líder.

"Minha função não é ser indolente com as pessoas. Minha função é torná-las melhores", afirmou, de acordo com uma das citações do livro. E levava a cabo essa missão ainda que tivesse de pisar sobre calos e cabeças.

"Porque eu sou o CEO e acho que isso pode ser feito", disse, ao explicar por que decidiu ignorar as opiniões de engenheiros que achavam que o iMac não era factível.

RIVALIDADE

Do conjunto das citações escolhidas por Thomas, emerge um homem sem papas na língua, fanático por tecnologia e por inovação, amante da vida.

Mas também um sujeito que parece preocupado demais em afirmar sua diferença em relação a Bill Gates e à Microsoft, como se ele fosse ou vivesse "de verdade" a batalha publicitária que mostrava as diferenças entre os estilos Mac e PC -um modernoso, criativo, charmoso,; outro, burocrata, chato, sem sal.

As tiradas de Jobs faziam parte da campanha que liderava para garantir que a Apple não só tivesse seu espaço de mercado, mas seguidores fiéis do culto do Mac.

O livro falha, porém, ao não destacar citações do discurso em que o líder da Apple, em 1997, apresentou ao seu público sua nova parceria com a Microsoft, que investiu então US$ 150 milhões na Apple.

Em plena MacWorld, espécie de templo dos fiéis da Apple, Bill Gates (o próprio anticristo, a julgar pela retórica de então) aparece no telão mandando mensagem de paz e solidariedade.

Acima das vaias e aplausos do público, o episódio mostrou que Jobs sabia a quem procurar na hora do aperto. O que também é marca do empresário pragmático.

Independentemente de preferências, porém, o livro traz, efetivamente, um punhado de pílulas de sabedoria. Sobre negócios, tecnologia, vida. E talvez sirva para que o leitor se interesse por saber mais sobre a vida e obra desse visionário. Com certeza, vai ganhar com isso.

Steve Jobs em 250 frases

AUTOR Alan Ken Thomas (org.)

EDITORA BestBusiness

QUANTO R$ 19,90 (168 págs.)

TRADUÇÃO Joana Faro

AVALIAÇÃO Regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.