Uber testa "mercado de caronas" na China para avançar sobre rival
Aplicativo permite que motoristas dividam custo com quem esteja indo para o mesmo destino
Objetivo é concorrer com a líder chinesa em veículo compartilhado, Didi Kuaidi, que se aliou ao americano Lyft
O Uber lançou nesta quarta em Chengdu, China, o UberCommute: um programa que permite a quem dirige longos percursos –em geral para trabalhar– apanhar passageiros que tenham o mesmo destino. Os caronas dividem o custo do percurso.
"Quando uma pessoa pode apertar um botão e conseguir carona em questão de minutos, a probabilidade de que escolha sair dirigindo seu carro é bem menor", afirmou o Uber em um post no blog da companhia.
"Em lugar de 30 pessoas cada uma usando seu carro, teremos um carro só para atender a todas."
O novo serviço, que o Uber planeja introduzir em todo o mundo, com o tempo, mostra a atenção da companhia quanto a conquistar popularidade com a audiência de massa da China, o maior mercado de internet do planeta.
A empresa, que já obteve US$ 7 bilhões em capital, reservou mais de US$ 1 bilhão para promover o crescimento na Ásia.
A introdução do UberCommute surgiu no dia de uma reunião entre o líder chinês, Xi Jinping, e lideranças empresariais, em Seattle (EUA).
Lu Wei, o czar da internet chinesa, está promovendo um fórum do qual devem participar muitas das principais companhias de tecnologia norte-americanas, como Apple, IBM e Uber.
As reuniões irritaram o governo Obama porque demonstram a influência da China sobre os líderes empresariais norte-americanos, mesmo que as políticas chinesas não se alinhem às de Washington.
A China é um lugar óbvio para o lançamento do novo serviço do Uber. O país mais populoso do mundo é conhecido por seus congestionamentos e sistemas de transporte coletivo superlotados.
RIVAL LOCAL
O Uber também pode estar tentando usar o novo serviço para reforçar sua concorrência com a rival local Didi Kuaidi, startup chinesa que tem mais de 80% do mercado de carros compartilhados no país e recentemente começou a oferecer um serviço de carona semelhante.
A Didi Kuaidi permite que os usuários escolham entre ônibus fretados, micro-ônibus e carros particulares, entre outras opções, em seu app altamente popular. Neste mês, ela anunciou uma parceria com o Lyft, principal rival do Uber nos EUA, que permitirá que usuários americanos do Lyft encontrem carros na China e vice-versa.
Serviços de carros para o percurso de casa até o trabalho estão surgindo em outros segmentos da tecnologia. O Waze, serviço de mapeamento controlado pelo Google, está testando um serviço de carona em Israel, ainda que a empresa não tenha comentado sobre uma introdução mais ampla do programa.
O BlaBlaCar, concorrente no ramo de carros compartilhados avaliado em US$ 1,6 bilhão, opera serviço de carona em mercados da Europa, na Índia e na Rússia.