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Análise Escritórios

Empreendimento comercial menor é tendência no setor

FRANCISCO REGIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

O lançamento de salas comerciais no ano de 2011, em São Paulo, registrou crescimento 24% maior em relação ao ano anterior. Esse comportamento não é aleatório. Deve-se principalmente ao deficit desse tipo de empreendimento no Estado, sobretudo na região metropolitana.

Além desse fator, outros aspectos colaboram para a compra de um imóvel comercial. Os empreendedores e demais agentes ligados ao setor imobiliário já notaram que o tripé baixo preço de venda, facilidade de pagamento e rentabilidade são grandes incentivadores para a aquisição, o que se consolida como uma forma de investimento.

Em diversas pesquisas de campo, as construtoras mapearam as regiões com carência nesse tipo de empreendimento e como ele pode ser facilmente quitado pelos compradores/investidores. Isso ocorre por as salas comerciais terem uma média de 30 m² a 40 m² de área útil, enquanto um imóvel residencial tem entre 60 m² e 90 m². Como o tamanho da sala é menor, o preço de venda consequentemente diminui.

Esse valor mais baixo faz com que esse investimento se torne muito rentável. O rendimento com aluguel de um imóvel comercial na média fica entre 0,6% e 0,8% ao mês do valor investido no imóvel, ante 0,4% a 0,6% de rentabilidade no residencial.

Por ser de valor mais baixo, esse empreendimento, se comprado na planta, pode ser facilmente pago até as chaves, o que facilita a aquisição de mais de um conjunto, por exemplo, permitindo a ampliação do espaço e o atendimento a diversos públicos no momento da locação.

O que se percebe é que não serão só as salas comerciais que terão expansão na quantidade de lançamentos nos próximos anos. Empreendimentos pequenos, como flats/unidades hoteleiras, por exemplo, que atualmente estão em falta, tendem a ser um novo foco de lançamento.

FRANCISCO REGIS é professor do curso de pós-graduação em negócios do mercado imobiliário da FIA.

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