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Análise Resultado do leilão mostra o interesse pelos ativos de infraestrutura do Brasil EDUARDO PADILHAESPECIAL PARA A FOLHA Estamos presenciando atualmente a voracidade dos investidores por ativos de infraestrutura no Brasil. Apesar dos riscos de ser um sócio da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) e de fragilidades do edital, nos deparamos com participantes dispostos a pagar um valor incrível, às vezes até questionável, como no caso do consórcio vencedor de Guarulhos. Esse fato apenas evidencia dois grandes temas: o primeiro, a latente ineficiência do Estado em gerir esses ativos de infraestrutura. Quando os ativos foram analisados por competidores que entendem do mercado, eles conseguiram visualizar mais eficiência na administração, dado que o custo operacional hoje praticado pela Infraero é muito elevado, por conta de sua ineficiência. Também enxergaram oportunidades de negócios já existentes em inúmeros aeroportos no mundo e ignorados no Brasil. A ineficiência chega ao ponto de o aeroporto de Guarulhos perder clientes de estacionamento -sendo que ele detém monopólio do serviço- para competidores localizados a mais de três quilômetros, por não disponibilizar vagas. Se não fosse trágico, seria até engraçado. E o segundo grande tema é a oportunidade que o país está perdendo com a morosidade dos processos licitatórios de transferência desses ativos de aeroportos, portos, rodovias, entre outros, para a iniciativa privada. Esperamos que essas evidências façam essa situação mudar. Outra questão é: como se comportará a Infraero como sócia? Esperamos que a estatal não atrapalhe a necessidade de investimento e crescimento dos aeroportos. Inúmeros outros processos de concessão e PPPs (Parcerias Público-Privadas) encontram-se paralisados, caminhando vagarosamente pela malha do Estado em todas as esferas: municipal, estadual e federal. O risco é perdermos a janela de oportunidade por mais uma ineficiência do Estado brasileiro. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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