Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Programa do IR estará disponível no dia 24

É a primeira vez que a Receita libera o programa antes do prazo de entrega

Objetivo é reduzir o congestionamento na página; período para entrega vai de 1º de março a 30 de abril

LORENNA RODRIGUES
DE BRASÍLIA

A Receita Federal vai liberar para download o programa do Imposto de Renda 2012 (ano-base 2011) a partir do dia 24, seis dias antes do início do prazo de entrega da declaração.

É a primeira vez que o órgão libera o programa antes do prazo para o envio do formulário, que vai de 1º de março a 30 de abril.

Segundo a Receita, a intenção é evitar o congestionamento que ocorre em sua página nos primeiros dias da entrega da declaração, quando há uma corrida para baixar o programa.

"Muitos contribuintes pretendem entregar a declaração no primeiro dia. Isso vai evitar aquela correria do dia primeiro e permitir mais conforto para os contribuintes", afirma o subsecretário de Arrecadação, Carlos Roberto Occaso.

O prazo para os empregadores entregaram o comprovante de rendimentos, porém, continua sendo o próximo dia 29.

25 MILHÕES

A expectativa da Receita é receber 25 milhões de declarações neste ano, acima do total de 24,3 milhões entregues no ano passado.

Isso porque os limites do IR foram corrigidos em 4,5%, enquanto a inflação em 2010 foi de 5,9%, o que fez com que o salário de muitos contribuintes fosse reajustado além da tabela.

"Isso tem a ver com o aumento de renda e com mais pessoas entrando no mercado de trabalho", completa Occaso.

Neste ano, o contribuinte poderá abater do cálculo do Imposto de Renda doações ao Fundo dos Direitos da Criança feitas até 30 de abril.

Até o ano passado, só poderiam ser deduzidas doações feitas até 31 de dezembro do ano anterior. A dedução é limitada a 3% do imposto devido.

Estão obrigadas a entregar a declaração de Imposto de Renda as pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 23.499,15 no ano passado ou que têm bens acima de R$ 300 mil, entre outros casos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.