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Companhias aéreas de menor porte lideram em queixas

Primeira do ranking é a WebJet, que alega ter os melhores índices de pontualidade

MAELI PRADO
BRASÍLIA

As companhias aéreas de menor porte lideram o ranking das empresas com maior número de reclamações feitas por passageiros à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em 2011.

A WebJet encabeça a lista. A cada 10 mil passageiros transportados pela companhia, 7,26 fizeram queixas à agência reguladora no ano passado -no total, 3.800 clientes reclamaram.

Na segunda posição, com um índice de 4,08 reclamações a cada 10 mil passageiros transportados, vem a Passaredo. Em terceiro e quarto lugares aparecem a regional Trip e a Avianca.

O cenário reflete o forte crescimento das empresas aéreas menores. A participação dessas empresas nos voos domésticos cresceu 29,7% em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2010, ante um crescimento de 7,27% do mercado.

A exceção entre as pequenas aéreas foi a Azul, que fechou o ano com 1,19 reclamação a cada 10 mil passageiros transportados, o menor índice do ranking.

O atendimento falho aparece como a principal reclamação, com 5.600 queixas no ano passado. Em seguida aparecem problemas com bagagem, cancelamento de voos e atrasos.

Marcelo Santini, assessor jurídico da Andep (Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo), aponta que uma das principais queixas ouvidas em 2011 foi relativa a dificuldades na compra de passagem pela internet.

Não é incomum também, segundo Santini, que as empresas atrasem ou cancelem o voo e não forneçam alimentação ou acomodação e hospedagem ao passageiro.

OUTRO LADO

A WebJet afirmou que em 2011 atingiu os melhores índices de pontualidade segundo a Infraero. "A liderança nesse quesito é prova do comprometimento da companhia em atender bem os seus clientes", diz em nota.

A Trip informou que sua estratégia "prevê o contínuo aperfeiçoamento de seus processos e manutenção dos mais rigorosos padrões no atendimento a seus clientes".

Passaredo e Avianca foram procuradas pela reportagem, mas não se pronunciaram.

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