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Chinês quer competir com Google no Brasil

Baidu, principal site de buscas do país asiático, abre escritório em SP como base de operação na América Latina

Sede no Brasil deve ficar na região da Paulista; não há previsão para lançar serviço em português

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

O Baidu, principal site de buscas chinês, está abrindo um escritório em São Paulo. O objetivo inicial é conhecer o mercado brasileiro e latino-americano para desenhar uma estratégia para a região.

"A ideia é disputar diretamente com o Google", disse à Folha o alagoano Wesley Barbosa, 25, recém-contratado para o cargo de gerente de negócios para a América Latina. Atualmente em Pequim, ele deve se mudar a São Paulo daqui a três meses.

Barbosa diz que o escritório, situado na região da avenida Paulista, deve chegar a 20 funcionários nos próximos seis meses. "Mas pode chegar a muito mais, dependendo da resposta do mercado."

Ainda não há previsão para o lançamento do site de busca em português, diz o executivo. Antes, o Baidu deve lançar alguns subprodutos, como uma enciclopédia parecida com a do Wikipedia, existente em mandarim.

"O Baidu tem a filosofia de fornecer a resposta das perguntas. Os serviços paralelos são construídos para responder à busca", diz Barbosa.

A internacionalização é um desejo crescente do Baidu, que detém cerca de 80% do tráfego de sites de busca na China, beneficiado pelos problemas enfrentados pelo Google com o governo do país em volta da censura.

Em janeiro, a empresa, com sede em Pequim, anunciou a construção de um prédio em Shenzhen (sul, ao lado de Hong Kong), de onde coordenará as operações para o exterior. A inauguração está marcada para daqui a três anos, em 2015.

"A internet via celular e a internacionalização são diretrizes importantes de expansão para o Baidu", disse, em nota divulgada na época, Robin Li, 43, fundador e presidente da empresa. Li é o segundo homem mais rico da China, com um patrimônio estimado em US$ 9,2 bilhões, segundo a revista "Forbes".

Listado na Bolsa eletrônica Nasdaq, o Baidu tem um valor de mercado de cerca de US$ 45 bilhões. O seu mais recente balanço, divulgado em setembro do ano passado, revelou faturamento de US$ 655 milhões, 85% maior do que o mesmo período de 2010.

Os números revelam a força do mercado de internet chinês, que acaba de ultrapassar os 500 milhões de internautas, a maior população conectada do mundo.

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