Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil é último em computação em nuvem

País marcou 35,1 pontos de um total de 100 em relatório da aliança que representa empresas de software nos EUA

Entidade critica Brasil, Índia e China por políticas que ameaçariam futuro da computação em nuvem

DA REUTERS

Um relatório do setor de software dos EUA divulgado ontem criticou Brasil, China e Índia por políticas que diz ameaçar o futuro da computação em nuvem.

A BSA (Business Software Alliance), que representa pesos pesados do software nos EUA como a Microsoft, informou que o Brasil ficou em último lugar entre os 24 países pesquisados, com 35,1 pontos de um total de 100 possíveis, devido a políticas em áreas como livre comércio, segurança, privacidade de dados e combate a crimes de computação.

A Índia -que abriga o segundo maior setor mundial de software, inferior apenas ao dos EUA- e a China, cujo setor de tecnologia de informação e comunicações deve dobrar e movimentar US$ 389 bilhões até 2015, também ficaram entre os seis últimos colocados.

Computação em nuvem é um termo que abarca software, armazenagem, poder de processamento e outros serviços prestados via internet a clientes por centrais de dados remotas.

A demanda por software em nuvem vem subindo rapidamente porque essa abordagem permite que as empresas comecem a usar software novo mais rápido e a custo mais baixo do que o dos produtos tradicionais.

O Brasil marcou apenas 1,6 de 10 pontos possíveis quanto a políticas de combate a crimes de computação, uma área que deve se tornar um desafio cada vez maior, porque mais e mais informações estarão concentradas em grandes centrais de dados, o que as torna alvos atraentes.

O Japão teve a maior nota geral, seguido por Austrália, Alemanha e EUA.

Embora o Brasil tenha ficado em último lugar no estudo, Robert Holleyman, presidente da BSA, se declarou mais otimista quanto a reformas no país do que na China.

"Há provavelmente maior oportunidade de avanço no Brasil, se demonstrarmos as lacunas que vemos no momento", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.