Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Commodities

Produção da Petrobras cresce em janeiro

Extração de petróleo e gás no Brasil e no exterior aumentou 2,6% no mês em relação ao mesmo período de 2011

Expansão foi de 2% na extração de petróleo dos campos nacionais; ritmo iguala meta não cumprida de 2011

PEDRO SOARES
DO RIO

Após deixar de cumprir sua meta de produção em 2011, a Petrobras iniciou o ano registrando crescimento da produção: a extração de petróleo no país aumentou 2% em janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Levando em conta a produção total de óleo e gás no Brasil e no exterior, houve crescimento de 2,6% em relação a janeiro de 2011.

Foram retirados dos campos nacionais, em média, 2,110 milhões de barris/dia no primeiro mês do ano -1,2% mais do que em dezembro.

O ritmo atual de produção iguala a meta estabelecida para o ano passado, não cumprida em 2011 principalmente por conta de atrasos no início de operação de plataformas e paradas não programadas dessas unidades.

Isso ocorreu para cumprir determinação da ANP (Agência Nacional do Petróleo), de reduzir a queima de gás, e para adequar uma unidade às exigências de segurança, por força de ação da Marinha.

As paralisações provocaram uma perda de 40 mil barris/dia, em média, de produção, de acordo com a Petrobras. Diante disso, a produção de óleo no país cresceu apenas 1% em 2011.

Em sua primeira entrevista, a nova presidente da companhia, Graça Foster, disse que não foi traçada ainda uma meta para 2012, mas afirmou ter "como prioritário o acompanhamento" da área de Exploração e Produção.

Considerando também a extração de gás, a produção alcançou a média de 2,491 milhões de barris/dia em janeiro, com alta 2,8% na comparação o mesmo mês de 2011. A extração de óleo e gás da estatal brasileira chegou a 240,6 mil barris/dia com acréscimo de 0,6% ante janeiro de 2011.

DESCOBERTA

A Petrobras anunciou ainda descoberta de petróleo leve (tipo de maior valor comercial) em águas ultraprofundas da camada pré-sal da bacia de Santos, a cerca de 270 km do litoral de São Paulo.

Faltam testes e avaliações para dimensionar a quantidade de óleo no reservatório.

É a quarta reserva encontrada na região de Carioca. A perfuração do poço ocorreu a 2.149 metros de profundidade. A sonda avançou mais 5.250 metros no subsolo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.