Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiro quer guardar e investir em 2012

Pesquisa mostra que prioridade é conseguir mais dinheiro, estudo e tempo neste ano

DE SÃO PAULO

Quando se trata do bolso, o plano de muitos brasileiros para 2012 é o seguinte: guardar e investir seu dinheiro.

Pelo menos é o que mostra uma pesquisa feita pela internet com 1.872 pessoas de 25 Estados brasileiros e o Distrito Federal entre 15 de outubro e 30 de dezembro de 2011.

Segundo o estudo, realizado pela consultoria especializada em produtividade Triad PS, essa é a intenção de 58% dos participantes -que podiam escolher até cinco opções oferecidas. Em seguida, vêm a vontade de investir na carreira e de ter tempo para "o importante".

Para o presidente da consultoria, Christian Barbosa, a melhora dos indicadores econômicos do país e a ascensão da classe C contribuíram para a escolha campeã dos participantes da pesquisa.

"Houve uma melhora nos indicadores econômicos no Brasil, a gente está numa época de quase emprego pleno. Então, surge o fator de as pessoas quererem melhorar sua condição. Isso faz com que elas tenham mais vontade de aprender a gerenciar suas finanças, guardar e investir."

Karoline Orfei, 24, é trainee da Reckitt Benckiser e conta que, para ela, os dois planos andam juntos.

"Iniciei uma pós no ano passado, que termina neste ano, e comecei a prestar os processos de trainee. Em paralelo, além do que eu já tenho de poupança, comecei agora com a previdência e com um plano de ações da empresa."

Mas, para Pedro Galdi, da SLW corretora, a intenção pode não condizer necessariamente com a realidade.

"O que a gente percebe, com 13º e final do ano, é que os brasileiros estão mais endividados, tanto que os bancos estão mais criteriosos em oferecer crédito. Então, isso pode ser uma vontade, mas não uma realidade. Agora, essas pessoas estão olhando o cenário econômico, com o Brasil bem melhor", diz.

CARREIRA

Para Barbosa, as duas opções mais votadas não estão isoladas: o interesse por investir na carreira é um meio para atingir a meta principal.

"Para conseguir ganhar mais e poder investir, as pessoas estão achando que investir na carreira é o caminho", afirma.

Segundo a sócia da Nextview People Danilca Galdini, o investimento na carreira e na qualificação traz retorno financeiro e hierárquico -pois ajuda a conquistar novos cargos-, além de mais autonomia na hora de escolher o emprego.

EMPREENDEDOR

Só 13% dos entrevistados mostraram interesse em ser donos do próprio negócio.

Para Barbosa, esse número é reflexo de uma característica do brasileiro: a de empreender por necessidade.

Segundo ele, esse traço acaba sendo deixado de lado em tempos de melhora na economia do país.

(MPA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.