Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Petrobras tem 4º incidente com plataformas no ano

P-51 teve vazamento de gás e volta a operar em 4 dias; não houve vítimas ou danos ambientais, diz empresa

DENISE LUNA
DO RIO

Um vazamento de gás de volume não divulgado ocorreu na madrugada de quinta-feira na plataforma P-51 da Petrobras, na bacia de Campos, sem registro de vítimas ou danos ambientais.

Segundo a empresa, o vazamento ocorreu durante o procedimento de parada da unidade para manutenção programada.

A P-51 foi a primeira plataforma totalmente feita no Brasil. Desde 2009 opera no campo de Marlim Sul, produzindo cerca de 180 mil barris diários de petróleo, de uma produção total de 2 milhões de barris por dia, e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

De acordo com a Petrobras, a P-51 voltará a operar em quatro dias.

INÍCIO CONTURBADO

Esse é o quarto acidente em plataformas da empresa neste ano. O primeiro foi em 31 de janeiro, com 26 mil litros de petróleo derramados na bacia de Santos.

Em 13 de fevereiro, mais 4.700 litros vazaram no campo de Barracuda, na bacia de Campos. Cinco dias depois, 70 litros de água oleosa jorraram do convés de uma plataforma no pós-sal da bacia de Santos.

Em novembro do ano passado, um vazamento de gás na plataforma P-40 fez com que a unidade fosse parcialmente interditada.

Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, análises preliminares apontam para uma falha no processo de soldagem de uma linha que se liga ao queimador da unidade.

"A P-51 havia iniciado à 0h procedimento de parada programada para manutenção. Às 2h30, durante a despressurização da planta de processo, ocorreu o vazamento de gás", disse o sindicato.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.