Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JBS busca visão estratégica com Meirelles

Ex-presidente do Banco Central será presidente de conselho do grupo J&F, que controla a empresa de alimentos

Holding também tem empresas de celulose, higiene e limpeza, banco e confinamento de boi no país e nos EUA

DE SÃO PAULO

Presidente do Banco Central de janeiro de 2003 a janeiro de 2011, Henrique Meirelles, 66, terá como principal desafio na presidência do conselho consultivo do grupo J&F trazer uma visão unificada e estratégica para os negócios da família Batista.

O conselho foi criado para abrigar Meirelles, que deverá trabalhar em conjunto com Joesley Batista, presidente executivo da J&F.

Joesley é o caçula de José Batista Sobrinho, fundador do frigorífico JBS, e até o ano passado ocupava a presidência da empresa de alimentos.

Segundo fonte próxima à empresa, Meirelles vai ter no grupo J&F papel parecido com o desempenhado por Fábio Barbosa, ex-presidente do Banco Real, na editora Abril -Barbosa assumiu em setembro do ano passado a presidência da Abril S.A.

NEGÓCIOS

A JBS, maior processadora de carne bovina do mundo, é o maior e mais conhecido negócio da holding.

Com faturamento de aproximadamente de R$ 70 bilhões por ano,a J&F tem outros negócios milionários.

Um deles é o projeto Eldorado, de papel e celulose -o maior em desenvolvimento hoje no Brasil, com investimentos estimados em R$ 6,2 bilhões.

Na semana passada, a Eldorado anunciou um outro nome de peso para a presidência: José Carlos Grubisich, que deixou o grupo Odebrecht -no qual presidiu a ETH, de açúcar e álcool, e a petroquímica Braskem.

A J&F também é controladora da Flora, empresa de higiene e limpeza dona das marcas Albany e Minuano.

Fora do Brasil, controla a maior empresa de confinamento de gado dos Estados Unidos, a Oklahoma.

O grupo também está presente no setor de confinamento de bovinos no Brasil, com a Floresta Agropecuária, que possui sete fazendas na região central do país.

No setor financeiro, atua por meio do banco Original.

Henrique Meirelles ocupou a presidência do Banco Central durante os oito anos do governo Lula, tendo assumido pouco depois de ser eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás, seu Estado natal.

Antes, em 1996, foi nomeado presidente mundial do BankBoston, onde fez carreira como executivo. Em 2011, Meirelles filiou-se ao PSD.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.