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Publicidade digital cresce pouco nos EUA, afirma estudo

Expansão não repõe queda no papel, diz Pew

NELSON DE SÁ
ARTICULISTA DA FOLHA

O instituto americano Pew divulgou ontem um estudo financeiro de 121 jornais dos EUA, realizado ao longo de 2011, e concluiu que, para cada dólar obtido em publicidade digital, foram perdidos US$ 7 em publicidade impressa. Não foram informados os títulos das publicações.

O estudo diz que "alguns jornais isoladamente estão se dando muito melhor e indicam um caminho para avançar", mas "a maioria não está realizando esforços significativos para o crescimento das receitas digitais, que, embora pequenas, deverão representar a maior parte do crescimento no futuro".

Intitulado "A Busca por um Novo Modelo de Negócios", o relatório avalia que a maioria segue com "contração em velocidade alarmante" e que um fator central para isso é sua "inércia cultural". Menciona que uma publicação registrou queda de 37% na própria publicidade digital.

Entre as exceções estão jornais que exploram novas categorias de receita digital, não só a publicidade on-line tradicional. Dá como exemplo de operação que alcançou mais de 50% de crescimento na receita digital um título que passou a priorizar publicidade direcionada, com base no comportamento on-line do leitor.

O instituto cita ainda os que enfrentaram a inércia com ações de "quebra de padrão", como mudanças na equipe de vendas e experiências com vendas em grupo, no modelo Groupon.

O estudo evitou fazer um levantamento sobre assinaturas digitais, por avaliar que as experiências ainda estão em uma fase inicial.

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