Índice geral Mercado
Mercado
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo iPad promete resolução muito maior

Apple oferece melhorias em tablet para competir como suporte de jogos e filmes; novo presidente fala de mundo pós-PC

Novo aparelho será lançado no dia 16 em 10 países, sem data prevista no Brasil; preço é igual a do iPad 2

Paul Sakuma/Associated Press
Tim Cook, da Apple, durante lançamento
Tim Cook, da Apple, durante lançamento

MARIO CESAR CARVALHO
EM SAN FRANCISCO

Será que a Apple conseguirá manter a imagem de empresa sexy sem Steve Jobs (1955-2011)? A resposta veio ontem, no lançamento da terceira geração do iPad, em San Francisco: no primeiro grande evento após a morte de seu fundador, a maior empresa do mundo aposta em imagens de alta resolução e em um processador mais veloz.

A intenção é moldar um "mundo pós-PC", como disse seu presidente-executivo, Tim Cook. No site americano da loja, aparecia claramente que o novo negócio é definição: o slogan era "Resolutionary", em um trocadilho com revolução e resolução.

"Vamos redefinir uma categoria [de produtos] que a Apple criou com o iPad original", disse Cook. O primeiro iPad chegou em abril de 2010.

A alta resolução tem dois objetivos, segundo especialistas ouvidos pela Folha: jogos e filmes. A empresa parece querer concorrer com a Microsoft (dona do Xbox 360) e com a Sony (PlayStation 3).

A tela do novo iPad, chamada de Retina Display (mesma tecnologia dos iPhone 4 e 4S), terá resolução de 2.048 x 1.536 pixels (o que dá mais de 3 milhões de pixels). É maior do que a resolução dos filmes de alta definição que passam na TV (1.920 x 1.080).

O aparelho terá o mesmo preço que vigorava para o iPad 2 nos EUA, de US$ 499 (16 Gbytes e Wi-Fi) a US$ 829 (64 Gbytes, Wi-Fi e 4G) -a Apple cortou ontem o preço do iPad 2 nos EUA e no Brasil. É o primeiro iPad a usar 4G, tecnologia ainda não disponível no Brasil e cuja velocidade é mais que o dobro do 3G

O novo iPad, que chega no dia 16 às lojas dos EUA e de mais nove países, tem uma definição maior do que uma TV de alta definição e é mais rápido que qualquer um dos tablets existentes no mercado, de acordo com a Apple.

Uma semana depois, chega a outros 25 países, mas ainda não há previsão de venda no Brasil nem dos preços.

Na apresentação, a qualidade das imagens era similar à de uma TV de alta definição. Não havia truque, aparentemente. Conferi um dos aparelhos. Nunca vi nada parecido num tablet.

A Folha foi um dos dois jornais brasileiros que acompanharam o lançamento, com 400 jornalistas que lotaram o teatro do Yerba Buena.

As câmeras também são mais poderosas: a traseira tem 5 Mpixels e agora filma em Full HD (1.080 p).

APPLE TV

O lançamento do terceiro iPad foi acompanhado de uma espécie de blitz.

A empresa anunciou uma nova versão da Apple TV, com suporte a vídeo em 1.080 p e interface redesenhada.

A empresa anunciou também atualização do GarageBand para iOS que permite que diferentes usuários toquem juntos, como num jam session, por meio de conexão.

O programa de gerenciamento de fotos iPhoto, antes restrito aos Macs, também chegou ao iPad. Permitirá que o usuário mude fotos com toques dos dedos e insira as imagens num diário de viagens com dados geográficos e texto narrando a aventura.

Colaborou MARION STRECKER, colunista da Folha

Mídia parecia auditório de programa de TV
folha.com/no1058707

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.