Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Anel óptico dará à internet brasileira mais autonomia

Atualmente, 90% do tráfego de saída internacional do país passa pelos EUA

ROGÉRIO SANTANNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Se analisarmos o perfil do tráfego de saída internacional demandado pela internet no Brasil, veremos que 90% dele sairá pelos EUA. Isso quer dizer que, se estivermos acessando um portal na Europa, estamos passando por Miami para chegarmos lá.

Para piorar as coisas, 35% do tráfego interno no Brasil é roteado por lá.

Essa excessiva fragilidade pode nos deixar sem comunicação via internet se algum incidente na rede ocorrer nesse trecho.

Daí a importância de aproveitarmos a construção de outras infraestruturas -tais como estradas, ferrovias e redes de transmissão de energia elétrica- para desenvolvermos infovias que possam assegurar autonomia nas comunicações entre os países latino-americanos.

É preciso também investir no lançamento de cabos submarinos que nos liguem diretamente à Europa e à África.

E, além disso, providenciarmos novas rotas de chegada à Ásia.

O anel óptico proposto pelo Brasil vem ao encontro dessa preocupação de natureza estratégica com uma maior autonomia nas comunicações. Permite também maior segurança nas comunicações entre os países da região, evitando que esse tráfego passe por onde não é preciso.

Os usuários podem se beneficiar com um aumento da redundância de trajeto, da velocidade e da qualidade nos seus acessos de internet.

Mais oferta de saída internacional também ajudará a baixar o preço, reduzindo o preço do megabit transportado, e isso pode permitir preços melhores para o usuário final do serviço.

Resumindo, quanto mais ofertas de saída internacional e mais variados forem os caminhos, mais barato, de melhor qualidade e mais seguro será o acesso para o usuário da internet no Brasil.

ROGÉRIO SANTANNA, 54, engenheiro mecânico especialista em gerência em engenharia de software pela UFRGS, é ex-presidente da Telebrás.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.